Planejamento de conferência sobre saúde mental recebe propostas
Planejamento de conferência sobre saúde mental recebe propostas
Mobilização social contribui para ampliar debate sobre o tema e construir o evento
LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Assembleia no CAPS II de Taguatinga. Foto: Divulgação SES-DF
Como preparação para os debates das etapas regionais e distrital da 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental, ocorrem diversos eventos no âmbito dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em especial nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O intuito é discutir coletivamente e verificar os principais pontos de melhoria em cada local.
“Sistematicamente acontecem assembleias de usuários, familiares e trabalhadores para discussão dos temas da conferência. Esses encontros funcionam como espaços formativos e preparatórios às próximas etapas”, informa a enfermeira Andressa Ferrari, que atua no Centro de Atenção Psicossocial II de Taguatinga.
Desde janeiro, várias iniciativas foram organizadas e reuniram os mais variados públicos envolvidos no debate. Andressa cita que antes das etapas regionais, a serem realizadas a partir de 1º de abril nas regiões de saúde, estão marcados alguns eventos preparatórios ao longo dos próximos dias (veja abaixo), além das atividades que ocorreram na rede.
“Tais espaços de debate e discussão de propostas são diversos e colaboram para definir propostas consonantes às necessidades de saúde mental da população, e de populações específicas e mais vulneráveis”, detalha Andressa.
CAPS II Taguatinga
Um dos locais a organizar os eventos foi o CAPS II de Taguatinga. Ocorreram duas assembleias no local, uma no dia 25 de janeiro e outra no dia 23 de fevereiro. Os encontros reuniram cerca de 20 pessoas cada. Elas levantaram as principais necessidades trazidas pela população local.
A psicóloga Claudia Sousa, que atua no CAPS, destaca a importância do debate. “As assembleias são oportunidades de troca entre os participantes, profissionais e a comunidade como um todo. É trabalho do CAPS ser um serviço comunitário, que trabalha com o território. Então, é a oportunidade de dar voz aos atores envolvidos para que possam trazer suas diversas questões e, de alguma forma, contribuir para a construção de uma política de saúde mental mais inclusiva e alinhada às necessidades da comunidade”, indica.
Adolescentro
Os profissionais que atuam no Adolescentro, referência no atendimento em saúde mental para o público infanto-juvenil (Adolescentro é referência no atendimento de saúde mental infanto-juvenil), realizaram dois encontros para debater a conferência, nos dias 8 e 15 de março. “O primeiro explicou o que é a conferência, o que vai ser discutido e no segundo dividimos em quatro eixos para discussão de alguns temas específicos da conferência”, informou a gerente do Adolescentro, Fabiane Souza Oliveira de Castro.
Ela adianta ainda que em 20 de abril será marcada assembleia com os usuários para que possam debater coletivamente pontos importantes sobre o tema de saúde mental e levar a opinião da população para a etapa regional da Região de Saúde Central, marcada para 29 de abril.
Confira alguns eventos:
1ª Conferência Livre de Saúde Mental da População Negra
Quando: 26 de março 2022, das 8h às 19h
Local: auditório do CRP 01/DF – SRTVN Qd 701, Ed. Brasília Rádio Center, Ala A, 4º andar
Mais informações: @conferencialivresmnegradf
Conferência Livre “Saúde Mental e a participação de crianças e adolescentes: construindo caminhos para o protagonismo”
Quando: 28 de março, 14h
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Mais informações: Incentivar o protagonismo e a cidadania, contribuindo e mobilizando as crianças e os adolescentes para participarem das etapas regionais e distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.
Conferência Livre de Saúde Mental do DF
Quando: 30 de março, das 9h às 17h, on-line
Inscrições: https://forms.gle/h7EzuJM8rmkU31Vn9
Mais informações: @conferencialivre.smdf22
1ª Conferência Livre Saúde Mental da População LGBTQIA+
Mais informações em: https://www.instagram.com/conflivresm.lgbtqiap_df/