Profissionais da Saúde dão palestra sobre autismo no Planetário de Brasília
Profissionais da Saúde dão palestra sobre autismo no Planetário de Brasília
Capacitação tem como objetivo habilitar servidores a atenderem público com TEA
Yuri Freitas, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
Profissionais da Secretaria de Saúde (SES-DF) apresentaram, nessa segunda-feira (15), palestra à equipe do Planetário de Brasília Luiz Cruls sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação visa habilitar os servidores do espaço a acolherem visitantes neuroatípicos. Foram debatidas estratégias para manejo de crises e a importância de uma sala de acomodação sensorial a indivíduos com TEA.

Essa já é a segunda turma de servidores do Planetário a passar pela capacitação – a primeira palestra ocorreu no último dia 8 de setembro. As aulas são ministradas pela fonoaudióloga Viviane Veras, gerente do Centro de Referência Especializado no Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), e pela fisioterapeuta Suyenne Figueiredo, do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Ambas atuam na Subsecretaria de Saúde Mental (Susam) da SES-DF.
“É fundamental que os estabelecimentos invistam em capacitação para o manejo e cuidado de pessoas com TEA. Dessa forma, promovem acessibilidade, acolhimento e empatia, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, onde pessoas autistas possam participar plenamente de uma maior diversidade de atividades”, reforça Viviane Veras.

O diretor do Planetário de Brasília, Júnior Berbet, ressalta que a capacitação sobre TEA atende a uma demanda já antiga do público que frequenta o espaço. “Aqui temos algumas crianças com hiperfoco em planetas. Algumas vêm quase todos os finais de semana. Elas vêm vestidas de astronautas, gostam de assistir ao filme dentro da cúpula. Temos uma visitação crescente aqui no Planetário e pretendemos melhorar sempre o nosso atendimento”.
O Planetário de Brasília Luiz Cruls é administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). O espaço oferece visitação gratuita a públicos de todas as idades, de terça a domingo, das 7h30 às 19h. Mais de 100 mil visitantes já passaram pelo planetário apenas em 2025.
