Profissionais de saúde participam de capacitação sobre suplementação da vitamina A
Profissionais de saúde participam de capacitação sobre suplementação da vitamina A

Profissionais dos centros de saúde da rede pública do Distrito Federal participaram de capacitação sobre aplicação de doses de suplementos de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade, com o objetivo de prevenir cegueira, infecções e diarreia.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Suplementação de vitamina A, um dos eixos da saúde da ação Brasil Carinhoso. Pediatras, enfermeiros, nutricionistas, auxiliares de enfermagem e gerentes da atenção primária de todas as 14 regionais de saúde do DF foram habilitados pelo programa até a primeira semana de agosto.
“De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 11,9% da população da região Centro-Oeste apresenta hipovitaminose A, por isso ensinamos os servidores como aplicar a dose e orientar as mães sobre a importância da alimentação adequada”, relata a coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança da Regional Sul, Márcia Caldas.
Os últimos cursos ocorreram em Ceilândia, Samambaia e no Centro de Saúde 07 da Regional Sul. Segundo a nutricionista, Adriana Haack, a meta deste ano é fornecer a megadose a mais de seis milhões de crianças em todo o Brasil.
“A medicação é aplicada por via oral em uma única dose para as crianças de seis a 11 meses e em duas doses com intervalo de seis meses para crianças de 12 a 59 meses. A megadose de vitamina geralmente não apresenta efeitos colaterais. É contraindicada apenas a crianças que fizerem uso de polivitamínicos”, comenta Adriana.
A nutricionista também explica que a prevenção contra a falta da vitamina começa pela sensibilização à amamentação, pois o leite materno é rico em vitamina A e passa pela ingestão de vegetais amarelos ou alaranjados e verduras com folhas verde-escuras.
A gerente do Centro de Saúde Número 7, Ivoneide Duarte, relata que a experiência foi importante para os servidores. “Verificamos na prática como devemos orientar a mãe ou responsável pela criança a voltar à unidade de saúde sempre que for marcado o retorno de vacina ou de administração de vitamina A para prevenirmos doenças futuras”, concluí a gerente.
Saiba mais:
Com o objetivo de atingir a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde, será realizada sensibilização quanto à necessidade da suplementação da vitamina A durante a Campanha Nacional de Multivacinação, que será realizada no dia 24 de agosto.
Ana Luiza Greca/Ludmila Mendonça