Programa de Obesidade acompanha 350 pacientes no Recanto das Emas
Programa de Obesidade acompanha 350 pacientes no Recanto das Emas
Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF

Projeto orienta pacientes na perda de peso
A Secretaria de Saúde (SES/DF) lançou há cerca de dois anos o Programa Obesidade Embora (Probem). O projeto piloto começou no Centro de Saúde 2 do Recanto das Emas e tem a participação de 350 pessoas.
“A ideia é que o Probem consiga diminuir o sobrepeso e também evite a evolução para obesidade mórbida. Mas, se for o caso, também assistimos o paciente na fase mais grave da doença”, explicou a endocrinologista do Probem, Raquel Belivaqua.
Pensando na saúde e qualidade de vida dessa parcela da população, a SES/DF investiu no Probem, pois segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) de 2013, divulgada em abril, 15% dos adultos de Brasília são obesos e 49% têm excesso de peso.
O Probem iniciou a primeira turma no Recanto das Emas, em 2012, com 64 participantes. Todos foram acompanhados durante seis meses para se adequarem a rotina estabelecida pelos nutricionistas, endocrinologistas, educadores físicos e enfermeiros, que engloba: orientação nutricional, programa de atividade física, além de oficina de pintura e sessão de cinema.
Hoje o programa já está na terceira turma com 90 participantes. O processo é o mesmo e as avaliações são mensais para acompanhamento da evolução do tratamento. “Acompanhamos o paciente com as orientações durante seis meses e depois o encaminhamos para a turma de manutenção de peso. Ao todo já atendemos mais de 300 pessoas”, acrescentou Raquel.
A cada seis meses uma nova turma é aberta e dividida por grau de obesidade: leve, moderada e grave. Vale lembrar que para ser considerado excesso de peso, o Índice de Massa Corporal (IMC) deve ser maior ou igual a 25 enquanto o da obesidade, maior ou igual a 30.
Cirurgia Bariátrica
A obesidade é a porta de entrada para várias doenças como diabetes, pressão alta, doenças do coração, câncer, infecção de pele, úlcera, entre outras. A SES/DF também conta com outro aliado no tratamento do excesso de peso na sua fase mais agressiva, com o objetivo de evitar essas incidências: a cirurgia bariátrica.
O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) tem o único centro do Brasil que realiza as três modalidades de cirurgia bariátrica (Sleeve, Bypass e Banda Gástrica) por videolaparoscopia, que é a cirurgia minimamente invasiva, ou seja, sem incisões.
Todo segundo sábado do mês, no auditório do HRAN, são expostas as vantagens e desvantagens de cada modalidade da cirurgia aos pacientes e, a escolha da técnica, é feita em conjunto com a equipe. “São nesses encontros que eles fecham o ciclo do que é feito em mesa de cirurgia. Fazemos questão de acompanhar o paciente em todas as áreas contempladas na unidade”, concluiu o coordenador de Cirurgias Bariátricas do HRAN, Rafael Galvão.
Para fazer parte do programa, a pessoa interessada deve procurar um dos centros de saúde mais próximo de casa para marcar consulta com um endocrinologista da rede.