14/04/2025 às 15h19

Programa Saúde na Escola tem recorde de adesões

Mais de 365 mil alunos de 632 escolas da rede pública do DF serão contemplados

Humberto Leite, da Agência Saúde-DF | Edição: Michelle Paixão

Parceria entre as Secretarias de Saúde (SES-DF) e Educação (SEE-DF), o Programa Saúde na Escola (PSE) será ampliado no biênio 2025-2026. Um total de 632 escolas com 365.551 alunos, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, vão participar de atividades no período. Também haverá ações com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Será a maior atuação do PSE desde que foi instituído, em 2007.
 

Programa Saúde na Escola (PSE) será ampliado no biênio 2025-2026: um total de 632 escolas com 365.551 alunos, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, vão participar de atividades no período. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Ao longo de dois anos, escolas e Unidades Básicas de Saúde vão unir forças em ações de educação em saúde. Há cinco temas prioritários: alimentação saudável e prevenção da obesidade, saúde sexual e reprodutiva, vacinação, saúde mental e promoção da cultura de paz e direitos humanos. Outros assuntos também podem ser abordados, como prevenção de violências e acidentes; promoção da atividade física; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; e saúde bucal, auditiva e ocular.

A coordenadora do PSE na SES-DF, Alana Siqueira, destaca a dedicação dos servidores de ambas as pastas para o fortalecimento do programa.  "O sucesso vem dos profissionais de saúde e educação, que fazem um bom trabalho, notável e que incentiva a quem não aderiu, a aderir", afirma. Ela destaca que, no início do ano, foram realizados 11 eventos regionais no DF para apresentar o programa a gestores escolares e de Unidades Básicas de Saúde, de forma a possibilitar o aumento do número de adesões.

Outra ação de sucesso foi o "I Fórum de Experiências Exitosas", realizado em junho de 2024. Foram apresentadas ações de sucesso, como a parceria da UBS 1 do Riacho Fundo I, que acompanhou o peso de 90% dos alunos da área, além de realizar ações com foco na alimentação saudável, sempre em parceria com os professores e gestores escolares.  Uma nova edição está programada para 2025.

Além do trabalho de cunho educativo, equipes da Secretaria de Saúde também vão até as escolas para realizar ações. Somente em 2024, por exemplo, 24.827 vacinas foram aplicadas em escolas e creches do DF.
 

Além do trabalho de cunho educativo, equipes da Secretaria de Saúde também vão até as escolas para realizar ações. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Os resultados vão além da saúde, tendo ganhos pedagógicos. "O PSE contribui para a construção de um ambiente mais acolhedor, seguro e atento às necessidades dos estudantes. Além disso, quando o estudante percebe que a escola se importa com sua saúde e bem-estar, ele se sente pertencente ao espaço escolar, contribuindo de forma significativa para prevenir a evasão escolar", explica a coordenadora do PSE na SEE-DF, Carla Dias. 

As gestoras destacam ainda a importância do envolvimento das famílias. Se, por um lado, pais ou responsáveis precisam autorizar os estudantes a participarem de atividades, por outro, também recebem informações, pois os alunos atuam como multiplicadores do conhecimento recebido nas escolas.