Rede pública oferece 20 vacinas que previnem diversas doenças, do bebê ao idoso
Rede pública oferece 20 vacinas que previnem diversas doenças, do bebê ao idoso
Confira os locais de vacinação de rotina no DF e quais imunizantes são ofertados em todos os ciclos de vida
HUMBERTO LEITE, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO
Em média, cerca de 14 mil moradores do Distrito Federal procuram diariamente os locais de vacinação para receber imunobiológicos contra a covid-19. Porém, a vacina contra o novo coronavírus não é a única: são 20 tipos diferentes disponíveis na rede pública que são aplicadas em todos os ciclos de vida, do bebê ao idoso. Sarampo, caxumba, rubéola, varicela, tétano, hepatite, poliomielite e febre amarela são doenças que podem ser prevenidas com vacina.
Para receber os imunizantes não é necessário agendamento, basta comparecer a um dos locais listados pela Secretaria de Saúde, com documento de identificação e, preferencialmente, o cartão de vacina. "Caso a pessoa tenha perdido seus registros, será feito um novo cartão e será vacinada conforme as indicações para a faixa etária", esclarece a enfermeira Fernanda Ledes, que atua na Área Técnica de Imunização da Secretaria de Saúde.
Arquivo em Anexo 1Confira aqui a lista dos locais e horários de vacinação no DF Arquivo em Anexo 1Confira aqui a lista dos locais e horários específicos da vacina BCGO desafio atual é evitar a queda da cobertura vacinal. De 2019 a 2021, por exemplo, o índice de crianças de zero a dois anos vacinadas contra Hepatite B caiu de 87,2% para 75,2%. Também diminuiu a procura por vacinas contra poliomielite, meningite rotavírus e pneumonia, dentre outras. "As pessoas precisam entender que as vacinas disponíveis são uma forma importante de prevenir as doenças", alerta Fernanda Ledes.