Região Central ganha espaço para Práticas Integrativas em Saúde
Região Central ganha espaço para Práticas Integrativas em Saúde
No DF, outros dois Cerpis já estão em funcionamento, em Planaltina e em Santa Maria
Larissa Lustoza, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura
A Região de Saúde Central - Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, Granja do Torto e Vila Planalto - ganhou, nesta semana (13), um novo Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis). Localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Lago Norte, o espaço promove atividades como acupuntura, auriculoterapia, Tai Chi Chuan, ioga, Lian Gong entre outras.

O centro contará com uma equipe multiprofissional responsável pelo atendimento, ensino, pesquisa e matriciamento das demais equipes da Atenção Primária. Todas essas frentes são necessárias, uma vez que as práticas integrativas abordam a saúde de forma integral, considerando a pessoa em sua dimensão física, mental, emocional, espiritual e social.
No Distrito Federal, outros dois Cerpis já estão em funcionamento, um em Planaltina e outro em Santa Maria. São espaços que oferecem uma estrutura adaptada, com acolhimento humanizado e um leque de diversos grupos de PIS.
Desejo antigo
O Cerpis na UBS 1 do Lago Norte é resultado de um antigo anseio partilhado tanto pelos servidores como pela comunidade. A escolha do local não foi à toa. A unidade foi pioneira no projeto de implantação do Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico, idealizado pelo agora gerente de PIS da Secretaria de Saúde (SES-DF), Marcos Trajano. Não só. Até 2023, o espaço contou com a presença do saudoso Mestre Zacca, que cultivou a semente do Tai Chi Chuan na população.
