12/07/2024 às 13h01

Revitalização de cozinha garante mais qualidade de vida a pacientes no Hospital Regional de Ceilândia

Local prepara cerca de 3,2 mil refeições diariamente, além de oferecer dietas de acordo com as indicações médicas

Agência Saúde-DF

Pisos, paredes, teto, redes elétrica e hidráulica renovados, além de uma modernização da câmara de frio e adequação aos altos padrões de vigilância sanitária para uma unidade hospitalar. É esta a nova situação da cozinha do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), após os serviços de revitalização, uma entrega da Secretaria de Saúde (SES-DF) realizada nessa quinta-feira (11), com a presença da governadora em exercício, Celina Leão, que elogiou o resultado: “Traz dignidade tanto para o trabalhador quanto para os nossos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”.

Governadora em exercício e secretária de Saúde fizeram a entrega da revitalização da cozinha do HRC. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF 

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou que a cozinha do HRC irá fazer entregas para outras unidades, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) localizados em Regiões Administrativas próximas. Também, em caso de necessidade, é possível apoiar outras unidades de grande porte. “Enquanto as outras cozinhas dos demais hospitais são revitalizadas, essa aqui serve de apoio”, explica.

A melhora no espaço é fundamental para dar mais segurança e agilidade aos serviços realizados ali. Por dia, são até 3,2 mil refeições preparadas e distribuídas no HRC. Para se ter uma ideia, diariamente são quase 100 kg de arroz para alimentar pacientes, acompanhantes e servidores em escala de plantão. Quando no almoço há frango, por exemplo, são necessários 200 kg para suprir a demanda. Também são servidos café da manhã, colação, lanche da tarde, jantar e ceia. Na prática, o espaço funciona 24 horas, envolvendo uma equipe de 117 funcionários de uma empresa terceirizada responsável desde o acondicionamento de produtos até a distribuição nos diversos setores do hospital.

Espaço funciona 24 horas com equipe de 117 funcionários de empresa terceirizada responsável desde o acondicionamento de produtos até a distribuição. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“Alimentação é muito importante em um ambiente hospitalar. Trata-se de área delicada e sensível”, afirma o superintendente da Região Oeste de Saúde, André Luiz de Queiroz, responsável pelas unidades da SES-DF em Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. Por isso, uma equipe de 13 nutricionistas do quadro de servidores da pasta monitora cada procedimento. “Há um acompanhamento rigoroso. São avaliados os cardápios, os alimentos, a qualidade dos produtos e dos procedimentos na cozinha”, detalha o gestor.

Uma especificidade da cozinha hospitalar é seguir cardápios específicos, sempre visando melhor assistência aos pacientes. Enquanto servidores e acompanhantes contam com refeições mais tradicionais, para os pacientes há um detalhamento conforme o quadro clínico de cada um. Por exemplo, há aqueles que não podem comer sal, os intolerantes à lactose, diabéticos. Também há opção vegetariana para os pacientes que adotam este estilo de vida.

Revitalização da cozinha do HRC dá mais qualidade de vida para pacientes, servidores e acompanhantes. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Além do HRC, as cozinhas dos hospitais regionais localizadas em Samambaia (HRSAm), Guará (HRGu), Brazlândia (HRBz), Planaltina (HRPl), Taguatinga (HRT) e Sobradinho (HRS) já passaram ou estão em revitalização. Também houve melhorias na cozinha do Hospital da Região Leste, localizado no Paranoá, e no Hospital de Base, administrado pelo Iges-DF.