07/07/2025 às 14h56

Saúde leva serviços e prevenção à Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ 

Durante evento, equipes disponibilizaram 8,3 mil insumos entre testes rápidos, preservativos e lubrificantes

Larissa Lustosa, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Neste domingo (6), a Secretaria de Saúde levou serviços de saúde à Parada Orgulho LGBTQIAPN+, realizada na Esplanada dos Ministérios. Durante o evento, os participantes tiveram acesso a 8,3 mil insumos de prevenção, como autotestes para identificar o vírus da imunodeficiência humana(HIV), preservativos externos e gel lubrificantes.
 

Parada faz parte do Festival Brasília Orgulho, evento que já realizou uma série de outras atividades culturais e artísticas no DF. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

A parada faz parte do Festival Brasília Orgulho, iniciado em 21 de junho, e que realizou uma série de outras atividades culturais e artísticas em diversos pontos da cidade. Para o gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis substituto da SES-DF, Sérgio d’Avilla, o evento proporciona mais acesso aos serviços de saúde à população.

"A articulação da SES com as diversas organizações é fundamental, pois são essas instituições que possuem um maior acesso a grupos vulneráveis. Trabalhar de forma integrada com a sociedade possibilita mais equidade no acesso a serviços e insumos de prevenção", ressalta d'Ávilla. 

Neste ano, o tema gira em torno da inclusão e da luta por políticas públicas, reforçando a importância de dar visibilidade às demandas da comunidade. De acordo com o último estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), cerca de 88 mil moradores do DF com 18 anos ou mais se identificaram como LGBTQIAPN+, número que corresponde a 3,8% da população. A sigla engloba lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, não binários e mais, com o "+" indicando a inclusão de outras identidades não mencionadas explicitamente. 

O evento contou com oito trios elétricos e iniciou a concentração em frente ao Congresso Nacional, às 14h. Por volta das 16h, os carros de som guiaram a multidão pela Esplanada e, às 22h, a parada encerrou o circuito no Museu da República.