06/05/2022 às 20h16

Saúde marca presença em lançamento do MPDFT

Força-tarefa do Ministério lançou exposição sobre a luta contra a covid-19 nos últimos dois anos

Willian Matos, da Agência Saúde DF | Edição: Margareth Lourenço

O MPDFT lançou exposição sobre o trabalho da força-tarefa constituída em 2020 para combater a covid-19. Foto: Tony Winston - Agência Saúde DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou, na noite da quinta-feira (05), exposição sobre o trabalho da força-tarefa constituída em 2020 para combater a covid-19. O atuação ocorreu em conjunto com a Secretaria de Saúde e outros órgãos.

Presente no evento, o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, considerou a exposição “extremamente precisa e muito importante para guardar e transferir conhecimento para as gerações futuras”. O gestor destacou que a pandemia, inédita no mundo, precisa ter registros para basear estudos e experiências futuras. O general agradeceu ainda as orientações obtidas junto à força-tarefa do Ministério nos últimos dois anos. “Isso nos deu muita confiança e direção. Que bom que nós fizemos essa parceria”, ressaltou.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, também presente no evento, afirmou que o trabalho em conjunto “mostrou como as coisas podem ser realizadas de uma forma transparente, lúcida e correta”.

O Procurador Distrital dos Direitos do Cidadão Eduardo Sabo, coordenador da força-tarefa, agradeceu a presença dos dirigentes da SES e mirou o futuro. “Estamos juntos para o próximo desafio, que é o pós-covid. Teremos que fazer com que a integração de sistemas como segurança, saúde e mobilidade, por exemplo, sejam capazes de suportar as necessidades e angústias que as pessoas ainda hoje têm”, projetou.


O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, destacou que a pandemia precisa ter registros para basear estudos e experiências futuras. Foto: Tony Winston - Agência Saúde DF

Defesa dos cidadãos

A exposição lançada pelo MPDFT foi intitulada “Força-tarefa do Ministério Público: dois anos de defesa dos cidadãos na pandemia de Covid-19 no Distrito Federal”. As obras ficarão disponíveis à população até o dia 5 de agosto, das 12h às 19h em dias úteis, no prédio do Ministério Público, localizado no Setor de Múltiplas Atividades (SMAS).

Durante o lançamento, o MP entregou aos presentes o livro “Reflexões, impactos e perspectivas de atuação da força-tarefa constituída pelo MPDFT durante a pandemia da Covid-19”. A publicação presta contas à população do DF sobre os dois anos de trabalho do órgão no combate à pandemia.