Sala de Hidratação Oral atende pacientes com suspeita de dengue no HRL
06/02/2020 às 13h44
Sala de Hidratação Oral atende pacientes com suspeita de dengue no HRL
Serviço foi reaberto em janeiro e já ajudou mais de 90 pessoasAedes aegyptiAedes AegyptiLeandro Cipriano, da Agência Saúde Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF
Em apenas 17 dias de funcionamento, a Sala de Hidratação Oral reaberta no Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) atendeu 91 pacientes com suspeita de dengue. O serviço tem como objetivo reforçar o combate ao e melhorar o atendimento da população, providenciando água e exames preliminares às pessoas que aguardam no pronto-socorro da unidade. “No momento da classificação de risco, os pacientes com suspeita de dengue já são identificados e encaminhados à Sala de Hidratação Oral. Lá, antes mesmo do médico avaliar, esse paciente se hidrata e faz exames sob supervisão da enfermeira ou técnica de enfermagem que atende na sala”, explicou a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua. Uma das atendidas foi a paciente Elcida Teixeira, 50 anos. Com fortes dores pelo corpo, febre e tosse, ela procurou o Hospital da Região Leste. Pouco tempo depois, já foi encaminhada à sala. Lá se hidratou, passou por exames de pressão e outro para conferir a fragilidade dos vasos sanguíneos. Também recebeu soro de reidratação oral, que pode ser dissolvido em água e consumido em casa. “É a primeira vez que passo por esse atendimento e tudo saiu bem. Graças a Deus descobriram que eu não tenho dengue. Achei muito bom o serviço, que é importante para informar os pacientes se têm ou não a doença. Para quem está esperando na fila de um hospital, isso ajuda muito”, comentou Elcida. Ao identificar os casos de dengue, o paciente é classificado conforme a gravidade do risco e direcionado para avaliação médica. Depois, a situação é notificada aos órgãos responsáveis e a pessoa recebe o Cartão de Dengue, com informações como a unidade básica de saúde (UBS) referência para atendimento e quantas vezes deve se hidratar por dia, entre outras orientações.
HIDRATAÇÃO – Segundo a chefe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRL, Ana Paula Pessoa, a hidratação oral é necessária para repor os líquidos que a pessoa perderá devido a doença. “O paciente precisa fazer uma hidratação vigorosa, ingerindo uma quantidade grande de líquidos para evitar que sua situação evolua para uma desidratação séria, por exemplo. Por isso é importante fazer a hidratação oral o quanto antes”, informou. Ainda na sala, um hemograma também é realizado nos pacientes com suspeita de dengue, o que agiliza o atendimento quando eles forem encaminhados para avaliação médica. “De posse do hemograma, o médico avalia se vai fazer a hidratação venosa, internar ou orientar para fazer hidratação oral em casa. Com isso, o atendimento preliminar na sala ainda facilita toda a conduta clínica”, ressaltou a gestora. A Sala de Hidratação Oral funciona todos os dias no HRL, das 7h às 19h. Os enfermeiros fazem a classificação da dengue e solicitação dos exames. Já os técnicos de enfermagem preenchem as fichas de notificação, o Cartão de Dengue e fazem o acompanhamento dos pacientes.
DENGUE – É uma doença febril aguda transmitida pelo mosquito . Os principais sintomas são febre alta, náusea, vômito, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor no corpo, dor em volta dos olhos e sinal de sangramento. Diante desses sinais, o paciente deve buscar atendimento em uma unidade básica de saúde mais próxima. Caso a equipe de saúde julgue necessário, o paciente poderá ser transferido para uma unidade hospitalar.