06/06/2013 às 13h39

Saúde inaugura centro integrado de operações nesta sexta

Primeiro teste do Centro Integrado das Ações de Saúde – CIAS será na Copa das Confederações

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal inaugura nesta sexta-feira, dia 7 de junho, o Centro Integrado das Ações de Saúde – CIAS. O espaço foi projetado para monitorar os acontecimentos adversos que porventura possam surgir nos grandes eventos de massa.

“Os dois eventos que Brasília irá receber (Copa das Confederações e a Copa do Mundo da FIFA 2014) demandam uma preparação por parte dos gestores que busque evitar que a aglomeração e a circulação de pessoas sejam ambiente para a disseminação de doenças infecciosas, além dos riscos de traumas e acidentes e intoxicações alimentares”, afirma o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

De acordo com o secretário, o CIAS permitirá a tomada de decisões de forma ágil em situações de emergência, uma vez que reunirá o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - CIEVS (DF), o Centro de Informações Toxicológicas - CIT, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, regulação de consultas e leitos de UTI, a Defesa Civil, além de outros parceiros da saúde.

A sala oferecerá o monitoramento diário dos indicadores epidemiológicos, sanitários e ambientais, assistenciais e de gestão e serviço; o fortalecimento da capacidade de resposta da Vigilância Sanitária; a integração com outras áreas da saúde, principalmente com a Epidemiologia, além de aprimorar a Comunicação de Risco e o Gerenciamento de Risco para os grandes eventos (serviços de saúde, alimentos e laboratório).

Outro aspecto que merece destaque é a localização do Centro. “A sala foi construída estrategicamente dentro do Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN-DF. O CIT e CIEVS, que funcionam 24h, possuem profissionais capacitados operando de segunda a domingo durante todo o tempo, preparados para responder de forma ágil às possíveis emergências”, explica a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho.

O evento de inauguração acontecerá no prédio do LACEN-DF, localizado no SGAN 601, Blocos O/P, às 10h. Após a Copa do Mundo, o Centro continuará funcionando em prol da população de Brasília.

Frederico Prado