Saúde lança Projeto "Ouvidoria Ativa na Rede Cegonha"
Saúde lança Projeto "Ouvidoria Ativa na Rede Cegonha"
Mães poderão avaliar a qualidade dos serviços
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) lança nesta sexta-feira (25), o Projeto “Ouvidoria Ativa na Rede Cegonha”, com o objetivo de coletar a opinião das gestantes e puérperas sobre os serviços que a rede pública oferece.
“Queremos ouvir a mulher, saber qual o olhar, qual o sentimento dela sobre o atendimento que lhe foi disponibilizado nas unidades de saúde do DF. Nosso propósito é identificar os pontos frágeis na perspectiva da gestante, desde o pré-natal, entrada na maternidade, até a alta hospitalar”, afirma a Ouvidora-Geral da SES/DF, Francis de Roure.
A partir de sexta-feira (25), os servidores da Ouvidoria-Geral entrarão em contato por telefone com as mães que estejam no período entre 15 e 20 dias após o nascimento do bebê, ou seja, na fase pós-parto, chamado puerpério.
Há uma semana, a Ouvidoria-Geral distribui nas maternidades das regionais um cartão em homenagem a essas mães para que sejam informadas sobre o contato. “Essa sensibilização inicial é para não sejam surpreendidas com a ligação e se sintam à vontade para se expressar, não sendo de caráter obrigatório”, complementa.
A ouvidora estima que serão contatadas mais de duas mil mulheres. “Faremos um rol de perguntas, a fim de saber suas considerações sobre os serviços oferecidos pela SES/DF durante o período da gestação, parto e até a alta hospitalar”, explica.
Durante o mês de novembro, a Ouvidoria pretende desenvolver o inquérito com as mulheres e, em dezembro, apresentar o relatório com as informações coletadas nos eixos: pré-natal, acolhimento, estrutura física e a relação do servidor com a puérpera.
“As críticas nos remetem à melhoria do serviço, por isso considero fundamental a participação da mulher nesse processo. Essa é uma contribuição muito importante da Ouvidoria para avaliação do atendimento na saúde materno-infantil”, declara Francis.
Além da Ouvidoria-Geral da SES/DF e das Ouvidorias Regionais, o projeto está integrado com outras áreas da Secretaria.
Patrícia Kavamoto