23/01/2014 às 17h06

Saúde oferece atendimento odontológico gratuito a crianças do DF

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DFAtendimento à imprensa:(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226

Pais devem procurar o dentista nos primeiros meses de vida

Os primeiros dentinhos do bebê começam a surgir por volta dos seis meses de idade. E para a criança crescer com a dentição saudável, é preciso que os cuidados com a saúde bucal comecem antes disso.

Segundo o coordenador de odontologia da regional de Planaltina, Luiz Eugênio da Silva Correia, a primeira consulta odontológica do bebê deve ser nos primeiros meses. “Nesse primeiro atendimento o dentista avalia as estruturas internas da boca da criança e identifica possíveis fatores de risco”, disse.

As orientações dos dentistas envolvem desde os cuidados com a higiene, passam pela importância do aleitamento materno no fortalecimento muscular da face do bebê, no processo de respiração correto (nasal), à introdução dos primeiros alimentos, quando começar a usar escova de dente, qual a quantidade de creme dental ideal, a importância de evitar chupeta e o hábito de sucção de dedo, entre outros.

Luiz Eugenio explica a importância da inclusão de alimentos sólidos quando surgirem os primeiros dentinhos. "O exercício de morder vai estimulando o crescimento do osso e a criação dos espaços corretos para a vinda dos dentes”, destaca.

Outro alerta do dentista: "açúcar é um vilão para a cárie e para a saúde em geral. O ideal é que os pais evitem doces e balas. Também devem evitar provar e assoprar comida na colher e beijar a criança na boca, porque a cárie é transmissível”, disse.

De acordo com Luiz, a recomendação é que antes de nascerem os dentes, as mães realizem massagens com uma gaze úmida na gengiva do bebê após a última mamada do dia. “Assim, evita-se o aparecimento de cáries e quando os dentes começam a nascer, o ideal é trocar a gaze por uma escova para bebês e utilizar pasta sem flúor e sendo sempre acompanhada por um adulto para não engolir”, explicou. O coordenador ainda complementa, “o equivalente a um grão de arroz de creme dental na escova de dente é mais do que suficiente para fazer uma boa higienização”.

Toda mancha dentária, mesmo que aparentemente inofensiva, pode ser uma cárie. Se feito o diagnóstico precoce, muitas vezes com a aplicação tópica de flúor, não precisa ser nem restaurado o dente. E em muitos casos o uso do antibiótico tetraciclina e o fato da criança engolir creme dental corre o risco dos outros dentes nascerem com fluorose, são manchas em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Acomete crianças de 0 a 12 anos.

Atualmente, a Secretaria de Saúde do DF oferece uma série de ações em saúde bucal, voltadas para crianças e cidadãos de todas as idades. Os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.