07/04/2020 às 17h50

Saúde realizará mais uma força-tarefa de combate à dengue

Mobilização ocorrerá na próxima quinta (9) e contemplará mais 10 regiões administrativasJurana Lopes, da Agência SaúdeFotos: Breno Esaki

Por conta do feriado da Semana Santa, a força-tarefa de combate à dengue, realizada todos os sábados, vai ocorrer essa semana na quinta-feira (9). Mais dez regiões administrativas serão beneficiadas. Desta vez, a mobilização vai acontecer em Sobradinho I e II, Fercal, Planaltina, Granja do Torto, Vila Planalto, Águas Claras, Areal, Estrutural e Brazlândia.
  O secretário de Saúde, Francisco Araújo, ressaltou a importância de ações como essa para “evitar uma explosão de casos de dengue no Distrito Federal, num momento em que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus; prevenir é o melhor remédio e a população precisa participar desse esforço que é de toda a sociedade”.   Francisco Araújo anunciou que também haverá inspeções da faixa de domínio público nas rodovias de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para localizar possíveis focos do Aedes aegypti, que se juntam em entulhos, lixo e carcaças colocados à margem das estradas.   O gerente da Vigilância Ambiental de Vetores e Animais Peçonhentos e Ações de Campo, Reginaldo Braga, acrescentou que “o DER-DF se tornou mais um colaborador e agora, sempre haverá inspeções na beira das estradas. Nesses pontos, encontramos muito resto de entulho, o que gera focos de animais como ratos, baratas, escorpiões”.   O objetivo da força-tarefa de Combate à Dengue é mobilizar a população e órgãos públicos para as ações de enfrentamento da doença. Além de orientar a população sobre o combate correto ao mosquito transmissor da dengue.   A mobilização contará com o trabalho de 250 bombeiros militares, 376 agentes da Vigilância Ambiental e 11 analistas de fiscalização do DER-DF. Além de 13 viaturas do Corpo de Bombeiros, 33 viaturas da Vigilância Ambiental e três viaturas do DER-DF. As ações ocorrerão das 8h às 14h. A concentração será nas Administrações Regionais, porém, mantendo o distanciamento como medida de segurança para enfrentamento da Covid-19.   Nesta ação, serão utilizados 11 Ultra Baixo Volume (UBV) pesado (carro do fumacê) na Estrutural e Vila Planalto e outros 10 em Sobradinho I, II e Fercal. Além disso, serão usados três UBV costal, que passarão por Planaltina, Sobradinho I e II e Fercal.   As rodovias que serão inspecionadas são:
• Sobradinho I e II : DF-001/ DF-150/VC-215/DF-205 e BR-020. • Fercal: DF-205/DF-150/DF-326 e VC-201. • Planaltina: DF-128/ DF-130/DF-230/DF-131/DF-330/ DF-444 e BR-020 • Granja do Torto: DF-003 • Vila Planalto: DF-004 • Águas Claras: DF-079 e DF-085 • Areal: DF-075 • Estrutural: DF-095 e DF-097 • Brazlândia: DF-180/DF-415/ DF-430/DF-445/DF-451/VC-541 e VC-533.
  TRABALHO CONTÍNUO – As ações promovidas pela Sala Distrital de Combate à Dengue incluem a utilização de drones para verificação de terrenos com edificações fechadas ou abandonadas e, também, de helicópteros. Além da retirada de carros abandonados pelas ruas de todo o Distrito Federal, o carro do fumacê (UBV pesado) passará nas regiões administrativas todos os dias, durante a madrugada (5h30 às 9h30) e no final do dia (17h30 às 21h30).   COMBATE – O engajamento da população também é fundamental no combate ao Aedes aegypti. A principal forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito é manter o monitoramento constante nas residências, sempre buscando evitar água parada e a proliferação do inseto. Confira algumas dicas:   – Mantenha caixas d’água, tonéis e barris de água tampados; – Mantenha garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo; – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água; – Em caso de identificação de focos do mosquito, acione a Vigilância Ambiental pelo telefone 160.