Saúde terá 519 novos recepcionistas - 1309
Saúde terá 519 novos recepcionistas - 1309
Novos servidores participarão de capacitação
A Secretaria de Saúde terá recepcionistas para acolher e orientar os usuários em todas as suas unidades a partir de julho. A apresentação oficial dos 519 profissionais será no dia 1°, no Museu da República, às 15h.
Na manhã desta terça-feira, 25, os novos recepcionistas da rede estiveram na sede da Secretaria de Saúde, na Asa Norte, para receber o uniforme. Durante o trabalho, eles vão usar colete e calça preta e uma blusa branca com gola laranjada.
O grupo, contratado por meio de licitação concluída em maio, deve passar por treinamento. A capacitação será realizada nos dias 2, 3 e 4 de julho e visa preparar os recepcionistas para acolher e prestar todas as informações para facilitar o acesso dos usuários ao sistema de saúde.
Os novos servidores, de acordo com o secretário de Saúde Rafael Barbosa, ficarão nas entradas e portarias de todos os hospitais regionais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), clínicas da família e centros de saúde.
De acordo com o secretário, a partir de agora todos os pacientes serão “recebidos de forma adequada, por uma pessoa preparada para prestar todas as informações necessárias”.
“Quando o paciente é bem recebido e obtém as informações que precisa, o atendimento é agilizado e a avaliação da unidade de saúde melhora”, diz a diretora de apoio às Unidades da SES, Ângela Cristina do Espirito Santo. Segundo ela, com a contratação dos recepcionistas, os vigilantes, que são responsáveis apenas pela segurança, não serão mais desviados de função.
A programação do Curso de Acolhimento dos Recepcionistas, que será no auditório da Câmara Legislativa, inclui temas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Secretaria de Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Ética e Conduta, Excelência no Atendimento Direto ao Usuário, entre outros.
Celi Gomes/Luciene Torquato