15/10/2024 às 15h42

Secretaria de Saúde faz entrega recorde de cadeiras de rodas motorizadas

Em outubro, 225 usuários serão contemplados com os equipamentos. Ao longo de 2024, quase 500 unidades foram dispensadas pela Oficina Ortopédica

Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura, da Agência Saúde-DF

Ao longo deste mês, a Secretaria de Saúde (SES-DF) irá contemplar 225 usuários da rede pública com cadeiras de rodas motorizadas. O número representa um recorde de entregas conjuntas de um mesmo produto. Os pacientes são convocados em grupos de até dez pessoas, respeitando a ordem de cadastro. Junto à cadeira, eles recebem ajustes anatômicos e orientações.

Cintia Coutinho Cavalcante e Andrei Noronha não disfarçavam a alegria por receber suas cadeiras com controle "joystick". | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Andrei Noronha, 32, não escondia a alegria por receber sua cadeira com controle joystick. Em 2018, o morador de Samambaia foi diagnosticado com ataxia espinocerebelar tipo 3 (SCA3), uma doença neurodegenerativa que afeta o sistema nervoso e compromete a coordenação motora e o equilíbrio. “É muito bom ser amparado e receber esse conforto do Estado em um momento tão difícil da nossa vida”, descreve.

Cada cadeira tem validade estipulada de cinco anos. Cintia Coutinho Cavalcante, 47, compareceu à Oficina Ortopédica para fazer a retirada da sua segunda unidade. Com mais de meia década de uso do mesmo equipamento, era preciso renová-lo. “Estava ansiosa por este dia. É uma cadeira que, em bom funcionamento, me permite maior independência”, celebra. 

Somadas as novas entregas, a Secretaria de Saúde terá dispensado, apenas neste ano, quase 500 cadeiras motorizadas. | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF 

Os produtos elétricos são prescritos a pacientes que possuem alguma restrição impeditiva de condução da cadeira de rodas por meio manual. A dispensação do equipamento motorizado é feita pelo Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (Nupop), que, junto ao Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (Naopme), compõe a Oficina Ortopédica. A unidade é responsável pela avaliação e pelo acompanhamento de pacientes na confecção e na entrega de materiais ortopédicos ambulatoriais.

Finalizadas as novas entregas, a SES-DF terá dispensado, apenas neste ano, 490 equipamentos do tipo: 470 com controle joystick e 20 com controle mentoniano, somando um investimento que ultrapassa os R$ 3,3 milhões. 

No total, são 470 cadeiras com controle "joystick" e 20 com controle mentoniano, somando um investimento de mais de R$ 3 milhões. | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Como ter acesso?

A Oficina Ortopédica acolhe novos pedidos diariamente. Por essa razão, a lista para receber os produtos é dinâmica. "Buscamos atender a demanda com entregas regulares”, assegura a chefe do Nupop, Mariane Ramos. As dispensações realizadas neste mês irão contemplar todos os pacientes que já aguardavam a disponibilidade da cadeira. 

Para obter os equipamentos ortopédicos disponibilizados pela SES-DF, o cidadão precisa realizar o cadastro presencial no Naopme, portando a documentação original solicitada. Na unidade é feita a avaliação por especialista em saúde. A cadeira de rodas motorizada é a exceção, cuja perícia é agendada para ser realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER II Taguatinga), responsável por definir a aptidão de concessão do bem, caso sejam preenchidos os critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS). O fornecimento é feito por ordem de inscrição e está condicionado à disponibilidade de cada um dos materiais em estoque.