Secretaria de Saúde inicia nova fase de planejamento
Secretaria de Saúde inicia nova fase de planejamento
Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal elencou seis frentes de trabalho e já iniciou visitas às unidades
Humberto Leite, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
Já está em ação o Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal, criado em fevereiro com a missão de coletar informações, identificar oportunidades e subsidiar a gestão da Secretaria de Saúde (SES-DF) para ações de curto, médio e longo prazos. Seis frentes de trabalho foram identificadas para essa fase inicial: Central de Regulação, oncologia, prontos-socorros, centros cirúrgicos, gestão de leitos e setor jurídico.
As unidades envolvidas já começaram a receber visitas dos profissionais da Secretaria Executiva do Comitê, formada por 13 membros, reconhecidos pela expertise nas áreas de saúde e de gestão, com experiência tanto na rede pública quanto complementar. Esses profissionais passam a fazer parte da rotina do planejamento da SES-DF, em diálogo tanto com os servidores quanto com instituições parceiras.

A expectativa é promover o aumento de produtividade dos serviços prestados, redução de filas e tempos de espera; uso mais eficiente de recursos; e aumento da qualidade e segurança assistencial dos atendimentos. Para isso, a equipe vai utilizar a metodologia Lean Seis Sigma para reduzir desperdícios, otimizar fluxos e diminuir a variabilidade de processos. Também há o acompanhamento das metas estabelecidas no Plano Distrital de Saúde e de contratos de gestão. Não há um prazo determinado para atuação do Comitê.
Além dessas frentes iniciais, é esperado, no curto prazo, o desenvolvimento paralelo de diagnósticos situacionais e estudos técnicos de serviços e linhas de cuidado da SES-DF. No médio e longo prazos, outras frentes devem ser incorporadas ao escopo de trabalho do Comitê, de acordo com a priorização do Gabinete da pasta.
Composição do comitê
Presidido pelo secretário de Saúde, o Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal conta com três membros da SES-DF, um da Secretaria de Estado de Economia, um da Casa Civil do Governo do Distrito Federal e um do Conselho de Saúde do DF. Além disso, dois membros do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), um do Instituto de Cardiologia e Transplante do Distrito Federal (ICTDF) e um do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) atuam como membros consultivos.
Os treze profissionais da Secretaria Executiva auxiliam o Comitê no exercício de suas atividades e realizam as ações necessárias e preparatórias para o atendimento das demandas de competência do Comitê, em especial, as que envolvem a organização e elaboração de planos e de políticas públicas de urgência em saúde.