09/09/2025 às 08h39

Secretaria de Saúde inicia planejamento da Programação Anual de Saúde para 2026

Objetivo é desenvolver ações estratégicas para o alcance das metas e dos indicadores do Plano Distrital de Saúde de 2024 a 2027

Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti

A Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou, nesta quarta-feira (3), o ciclo de planejamento da Programação Anual de Saúde (PAS) referente ao exercício de 2026. A abertura ocorreu no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), com a realização do workshop “Do Planejamento à Ação”. O encontro teve como objetivo promover alinhamento de conhecimentos e apresentar o cronograma das oficinas, visando à definição de estratégias  para cumprimento das metas e indicadores estabelecidos no Plano Distrital de Saúde (PDS) 2024-2027.

O subsecretário de Planejamento em Saúde (Suplans) da SES-DF, Rodrigo Vidal, ressaltou a importância de um planejamento adaptável. “As metas precisam ser constantemente avaliadas para que possam ser ajustadas de acordo com a realidade. Isso garante que o planejamento seja exequível e gere resultados de fato. Planejar não é apenas definir indicadores, mas assegurar que cada ação possa ser medida, monitorada e corrigida quando necessário", afirmou.

Iniciativa busca alinhar planos de ação com os objetivos do PDS, facilitando o monitoramento das atividades de saúde ao longo de 2026. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Endossando o discurso, o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (Sais) da SES-DF, Robinson Parpinelli, enfatizou o papel do planejamento como ferramenta de construção coletiva. “Planejar é construir o futuro que queremos para a assistência em saúde. As melhores propostas surgem do cotidiano dos serviços e precisam ser transformadas em estratégias possíveis. Todo planejamento deve prever revisões para que as ações correspondam, de fato, às demandas da população".

Abertura do evento ocorreu no auditório da Fepecs, com a realização do workshop “Do Planejamento à Ação”. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Planejamento participativo

Promovido pela Subsecretaria de Planejamento (Suplans), o encontro foi direcionado a gestores da SES-DF responsáveis pelos processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Participaram gerentes, diretores e coordenadores da Administração Central, superintendentes, agentes de planejamento das Regiões de Saúde e Unidades de Referência Distrital, além de representantes do Hemocentro e da Fepecs com atribuições ligadas ao planejamento.

“Desta vez, ampliamos a integração entre as áreas da secretaria. As Regiões de Saúde e o Conselho de Saúde passam a participar mais ativamente do processo, o que torna o planejamento mais integrado e fortalece a corresponsabilidade das equipes", explicou a diretora de Planejamento, Orçamento e Contratualização em Saúde (Diplan) da SES-DF, Denise Salviano.

Entre setembro e outubro, serão realizadas 22 oficinas, cada uma voltada a um objetivo estratégico do PDS. O cronograma completo está disponível neste link.

Encontro foi voltado a gestores da SES-DF responsáveis pelos processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF