Secretaria de Saúde inicia planejamento da Programação Anual de Saúde para 2026
Secretaria de Saúde inicia planejamento da Programação Anual de Saúde para 2026
Objetivo é desenvolver ações estratégicas para o alcance das metas e dos indicadores do Plano Distrital de Saúde de 2024 a 2027
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
A Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou, nesta quarta-feira (3), o ciclo de planejamento da Programação Anual de Saúde (PAS) referente ao exercício de 2026. A abertura ocorreu no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), com a realização do workshop “Do Planejamento à Ação”. O encontro teve como objetivo promover alinhamento de conhecimentos e apresentar o cronograma das oficinas, visando à definição de estratégias para cumprimento das metas e indicadores estabelecidos no Plano Distrital de Saúde (PDS) 2024-2027.
O subsecretário de Planejamento em Saúde (Suplans) da SES-DF, Rodrigo Vidal, ressaltou a importância de um planejamento adaptável. “As metas precisam ser constantemente avaliadas para que possam ser ajustadas de acordo com a realidade. Isso garante que o planejamento seja exequível e gere resultados de fato. Planejar não é apenas definir indicadores, mas assegurar que cada ação possa ser medida, monitorada e corrigida quando necessário", afirmou.

Endossando o discurso, o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (Sais) da SES-DF, Robinson Parpinelli, enfatizou o papel do planejamento como ferramenta de construção coletiva. “Planejar é construir o futuro que queremos para a assistência em saúde. As melhores propostas surgem do cotidiano dos serviços e precisam ser transformadas em estratégias possíveis. Todo planejamento deve prever revisões para que as ações correspondam, de fato, às demandas da população".

Planejamento participativo
Promovido pela Subsecretaria de Planejamento (Suplans), o encontro foi direcionado a gestores da SES-DF responsáveis pelos processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Participaram gerentes, diretores e coordenadores da Administração Central, superintendentes, agentes de planejamento das Regiões de Saúde e Unidades de Referência Distrital, além de representantes do Hemocentro e da Fepecs com atribuições ligadas ao planejamento.
“Desta vez, ampliamos a integração entre as áreas da secretaria. As Regiões de Saúde e o Conselho de Saúde passam a participar mais ativamente do processo, o que torna o planejamento mais integrado e fortalece a corresponsabilidade das equipes", explicou a diretora de Planejamento, Orçamento e Contratualização em Saúde (Diplan) da SES-DF, Denise Salviano.
Entre setembro e outubro, serão realizadas 22 oficinas, cada uma voltada a um objetivo estratégico do PDS. O cronograma completo está disponível neste link.
