Secretaria de Saúde lança Manual de Assistência para Centros de Atenção Psicossocial
Secretaria de Saúde lança Manual de Assistência para Centros de Atenção Psicossocial
Elaboração do documento contou com apoio dos servidores. Texto promove unificação e aprimoramento dos serviços
Michelle Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
A Secretaria de Saúde (SES-DF) lançou, neste mês (8), o Manual de Assistência dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O documento apresenta diretrizes e orientações participativas para elevar a qualidade da assistência em saúde mental e unificar os serviços na área. O documento está disponível no site da pasta e no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Gestores e servidores de saúde mental colaboraram com a construção do manual. Os profissionais buscaram assegurar uma abordagem participativa e a representação das práticas diárias dentro dos centros psicossociais. “Essa participação ativa garante que o documento seja relevante e aplicável à realidade cotidiana de quem está na ponta, resultando em uma prática mais eficiente e humanizada”, avalia a diretora de Serviços da Saúde Mental, Fernanda Falcomer.
A expectativa, segundo ela, é que as diretrizes e orientações contidas no manual alcancem todos os profissionais envolvidos, fortalecendo a rede de assistência psicossocial e beneficiando diretamente os pacientes.

A gerente da unidade da Asa Norte, Maírla Castro, afirma que foi um trabalho feito por muitos. "Todas as equipes puderam refletir sobre os processos de trabalho. O trabalho de um centro psicossocial é extremamente desafiador e complexo. Sempre apaixonante, mas muito singular", diz.