21/08/2024 às 14h34

Secretaria de Saúde marca presença na 12ª edição da Plenarinha

Distribuição de kits odontológicos e oficina de nutrição e higiene bucal integraram atividades do projeto realizado pela SEE-DF

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

A Secretaria de Saúde (SES-DF) participou, nessa semana (21), da 12ª edição do Projeto Plenarinha, desenvolvido pela Secretaria de Educação (SEE-DF) para alunos da Educação Infantil. O evento, realizado na sede do Projeto Integral de Vida – Pró-Vida, no Recanto das Emas, tem como objetivo fortalecer o protagonismo infantil na primeira infância, promovendo direitos de aprendizagem e desenvolvimento por meio de experiências educativas. Este ano, o tema é “Identidade e diversidade: sou assim e o Recanto, como é?”.

Na área da saúde, foram realizadas oficinas sobre nutrição e higiene bucal, além da distribuição de 700 kits odontológicos. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF.

A ação envolveu 15 instituições de ensino, incluindo escolas da rede pública da região administrativa e escolas conveniadas com a SEE-DF, reunindo cerca de 640 alunos em diversas atividades. Na área da saúde, foram realizadas oficinas sobre nutrição e higiene bucal, além da distribuição de 700 kits odontológicos.

A dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 do Recanto das Emas, Érika Porto, ressaltou a importância de educar as crianças sobre cuidados bucais desde cedo. “É fundamental falarmos sobre a prevenção das doenças bucais, porque, mesmo nessa idade, as crianças, tendo uma boa higiene bucal, podem prevenir a cárie. Tentamos sensibilizar os pequenos de que a cárie não é normal e que não é toda criança que terá essa doença”, explicou.

“É fundamental falarmos sobre a prevenção das doenças bucais, porque, mesmo nessa idade, as crianças, tendo uma boa higiene bucal, podem prevenir a cárie”, explicou a dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 do Recanto das Emas Érika Porto. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a relevância da integração entre saúde e educação na primeira infância. “Se a criança é orientada desde cedo e a família é instruída sobre todos os cuidados iniciais, desde a alimentação, a importância das vacinas e de ser acompanhada por um médico da família, com esse trabalho integrado teremos um adulto saudável. A saúde é fundamental nesse momento, especialmente na primeira infância”, afirmou.

Além das atividades voltadas à saúde, o evento contou com oficinas sobre meio ambiente e segurança, realizadas por equipes do Zoológico de Brasília e da Polícia Militar do DF (PMDF), e com o apoio da Caesb para garantir a hidratação das crianças. A programação também incluiu exposições de trabalhos dos alunos e brincadeiras ao ar livre.

A ação envolveu 15 instituições de ensino, incluindo escolas da rede pública da região administrativa e escolas conveniadas com a SEEDF, reunindo cerca de 640 alunos em diversas atividades. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF.

A coordenadora da Regional de Ensino do Recanto, Mariana Ayres, destacou a importância da colaboração entre diferentes órgãos para o sucesso do projeto. “Este ano estamos enfatizando a realidade do Recanto das Emas, que envolve saúde, educação e outros aspectos. O apoio dos diversos órgãos é essencial para que as crianças possam vivenciar esse momento e aprender mais sobre os serviços públicos que fazem parte da região”, concluiu.