Secretaria de Saúde recebe doação de álcool em gel
25/03/2020 às 11h12
Secretaria de Saúde recebe doação de álcool em gel
Ao todo, foram doados 425 litros do insumo. Produto será fracionado e distribuído em toda a rede Jurana Lopes, da Agência SaúdeFotos: Breno Esaki/Agência Saúde
A pandemia mundial causada pela proliferação do coronavírus causou desabastecimento de álcool em gel em diversos países. Com a chegada da Covid-19 ao Brasil, a procura por esse produto cresceu rapidamente. Em plena crise de abastecimento de álcool em gel, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu uma doação de 425 litros do produto no último sábado (21). A doação de 85 galões (5 litros cada um) foi feita pela Casa Civil. “Temos estoque de álcool em gel. Essa é uma doação extra que chegou em um momento bastante oportuno, pois a demanda desse insumo está muito grande. A preocupação da Secretaria de Saúde é por se antecipar para que não falte álcool em nenhuma unidade da rede”, explica a subsecretária de Logística da Secretaria de Saúde, Mariana Rodrigues. A preocupação agora é fracionar o produto em frascos pequenos para garantir a estabilidade e não contaminação do produto. Para isso, os galões já foram encaminhados para o laboratório da Farmacotécnica (manipulação) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Já na Farmacotécnica, a equipe técnica farmacêutica do laboratório, junto à farmacêutica responsável, manipula e envasa em condições ótimas do ponto de vista sanitário e de boas práticas e, depois disponibiliza as unidades fracionadas menores para as todas as unidades da rede.
DISTRIBUIÇÃO - Nesta segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde recebeu a doação de aproximadamente 900 frascos de 150 ml cada um. Com isso, a Farmacotécnica do HRT já começou a fracionar o álcool, que será distribuído nesta terça (25) para as unidades de Atenção Primária. “Vamos distribuir esses 900 frascos para as unidades de Atenção Primária porque nesses dias de campanha de vacinação a demanda por álcool gel sobe muito” esclarece a subsecretária de Logística. O restante da doação de álcool em gel será para abastecer as unidades da Atenção Secundária, como as unidades de terapia intensiva (UTIs), prontos-socorros, enfermarias dos hospitais e clínicas. Todos esforços estão sendo realizados para comprar todos os insumos necessários pelos processos de compras emergenciais. Porém, existe um lapso de tempo entre as compras dos frascos vazios ou álcool em gel pronto para uso e a entrega dos produtos.
DOAÇÕES – A ideia é conseguir mais frascos para colocar o álcool em gel doado. Para isso, a Secretaria de Saúde já fez nota técnica e divulgou solicitando que os profissionais não joguem as embalagens antigas no lixo e que entreguem tudo ou na Farmacotécnica do HRT ou na sede da Secretaria de Saúde, na sala da Subsecretaria de Logística (Sulog). A pasta também está recebendo doações das embalagens usadas em domicílio familiar que não haja casos diagnosticados de coronavírus. Podem ser embalagens de álcool em gel que estejam vazias, higienizadas com água e sabão e em bom estado de conservação.