Secretaria estuda plano de segurança nas unidades de saúde
Secretaria estuda plano de segurança nas unidades de saúde
Iniciativa busca garantir mais proteção a servidores e usuários da rede pública do DF
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan
Com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro para servidores, colaboradores e usuários da rede pública de saúde do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou estudos para elaboração de um plano de segurança hospitalar. A proposta surgiu após episódios de violência, como agressões físicas e danos ao patrimônio público, registrados em unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais.
Segundo o secretário-adjunto de Integração da SES-DF, Valmir Lemos, a elaboração do plano exige articulação interna e escuta qualificada. “É fundamental envolver diferentes setores da Secretaria nessa construção. A segurança deve ser pensada como parte do cuidado em saúde. Quem cuida também precisa ser protegido. O plano será um instrumento para proporcionar isso”, afirma.

A construção do plano segue determinação do gestor da pasta, Juracy Lacerda, e levará em conta experiências anteriores, a realidade das unidades, o uso de ferramentas tecnológicas e a articulação com órgãos do sistema de segurança.
O objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro, acolhedor e funcional, respeitando as especificidades de cada unidade. A iniciativa será construída coletivamente, com reuniões entre diferentes setores da SES-DF para reunir propostas e ideias.
Embora ainda em fase de planejamento, medidas imediatas continuam sendo adotadas em situações de violência. Em casos que envolvam agressões contra servidores, colaboradores ou pacientes dentro das unidades de saúde, a SES-DF registra os fatos, acompanha e conclui as apurações e responsabiliza os envolvidos. O mesmo procedimento será seguido em episódios de depredação ou ameaça ao patrimônio público.