12/06/2024 às 22h02

SES-DF participa de evento sobre Linguagem Simples

GDF editou em maio política que busca adoção de técnicas que simplifiquem a elaboração de documentos, tornando-os mais acessíveis à população

Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou nesta quarta-feira (12) de palestra virtual sobre o lançamento da Política de Linguagem Simples e Direito Visual no canal do YouTube da Secretaria de Estado de Economia (SEEC). O Governo do Distrito Federal editou em maio a política com o objetivo de promover uma comunicação simples, direta e inclusiva. Seus benefícios incluem a redução do retrabalho e a entrega mais rápida e clara das demandas dos cidadãos, melhorando a compreensão de direitos e deveres.

A SES-DF participou da live do GDF sobre a Política de Linguagem Simples e Direito Visual. A medida ter por objetivo uma comunicação simples, direta e inclusiva. Arte: Agência Saúde-DF

Durante a live, a coordenadora de Gestão Documental, Informação e Conhecimento da SEEC, Eliane Oliveira, destacou a importância de uma comunicação clara e de fácil entendimento na administração pública. “É direito dos cidadãos entender as informações que orientam o dia a dia. A Linguagem Simples pode ser aplicada no nosso dia a dia, no trabalho da administração pública por meio de memorandos, ofícios, despachos, manuais, apresentações, nos atendimentos telefônicos, pelo WhatsApp, nos sites institucionais, reportagens. Tudo isso é lugar para que a linguagem seja simplificada”, apontou.

A coordenadora ressaltou que o foco principal é o público, tendo em vista as informações mais importantes e o uso de palavras simples. Na prática, a política busca a adoção de técnicas que simplifiquem a elaboração de documentos públicos, tornando-os mais acessíveis à população.

Participaram da live o secretário-executivo de Administração e Logística da Seec, Daniel Izaias; a coordenadora de Gestão Documental, Informação e Conhecimento, Eliane de Oliveira; e a diretora de Normatização, Informação e Orientação Técnica, Mariana Resende. Arquivo: Agência Saúde-DF.

“Significa mudança de cultura e inovação de linguagem, sem o uso de termos técnicos e difíceis, a fim de promover uma comunicação mais eficaz. Isso exige mudanças, engajamento e abandono de antigos padrões. A linguagem simples é um exercício. Eleja algum documento ou material que tenha para fazer esse trabalho e pense em quem vai ler e repensar a forma de escrita no dia a dia”, instruiu na live.

No âmbito da SES-DF, desde 2022, a Assessoria de Transparência e Controle Social (Astrac) atua pela implementação da Linguagem Simples. Com esse objetivo, foi publicada a Portaria 383/2022, que a instituiu no âmbito da saúde.

Política de Linguagem Simples e Direito Visual

Com o protagonismo e a colaboração da SES-DF, o governo do Distrito Federal publicou, em 21 de maio deste ano, o Decreto 45.823/2024, que criou a Política de Linguagem Simples e Direito Visual no âmbito dos órgãos e entidades do GDF. Como forma de implementar a política, a SES-DF lançou o Programa de Linguagem Simples, por meio da Portaria nº 265 de 5 de junho.

O secretário de Administração e Logística da Seec, Daniel Izaias, lembrou que hoje é comemorado um ano do manual de comunicação oficial e destacou que o foco é tornar a linguagem técnica mais clara e inclusiva. “Não conseguimos transformar as comunicações internas e externas de uma hora para a outra, mas esse decreto inaugura a implementação de uma política que vai gerar um esforço de toda a estrutura administrativa para se comunicar de maneira mais clara e fluida, acompanhando a dinâmica das comunicações atuais”, concluiu.

Confira aqui a live sobre linguagem simples.