25/04/2024 às 19h14

Secretaria de Saúde capacita professores da rede pública do Gama em prevenção de arboviroses

Treinamento tem como proposta o combate à dengue, chikungunya e zika por meio de estratégias pedagógicas nas escolas

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Marcelo Santos

Na última quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Coordenação Regional de Educação do Gama, promoveu uma capacitação para professores da rede pública da região. A capacitação, realizada no Centro Educacional 08 (CED 08) do Gama, teve como objetivo apresentar estratégias pedagógicas para o combate à dengue, chikungunya e zika nas escolas.

Treinamento busca combater a dengue por meio de estratégias pedagógicas nas escolas Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

“Temos trabalhado a temática das arboviroses de uma maneira transversal, para que o assunto seja abordado em diferentes disciplinas, como a química, a física, a história, a biologia, entre outras. Nossa ideia é alinhar essa abordagem com a base curricular nacional de forma interdisciplinar, permitindo que os professores incorporem a realidade e o cotidiano no ensino de tais doenças”, afirmou o subsecretário de Vigilância Sanitária, Fabiano dos Anjos, que também ministrou o treinamento.

Subsecretário de Vigilância Sanitária ministrou a capacitação para os professores da rede pública do Gama Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Os temas abordados incluíram história do Aedes aegypti e o seu ciclo de vida, as formas de prevenção e as manifestações clínicas. Para o professor de história Victor Carvalho, o treinamento é uma oportunidade para aumentar o entendimento a respeito do mosquito e das doenças. “Essa iniciativa é importante, pois traz de forma abrangente todas as fases do mosquito e as estratégias de prevenção, permitindo uma abordagem mais ampla desse tema com os alunos. Na disciplina de história, por exemplo, podemos explorar a origem do vírus da dengue e como ele chegou ao Brasil”, avaliou.

Prática coletiva

Após a capacitação dos professores, haverá uma segunda etapa, prevista para maio, que envolve uma saída pedagógica entre alunos das séries finais, profissionais da Educação, Saúde, entre outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). A mobilização foi planejada pelo Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e outras Doenças Transmitidas pelo Aedes (Geiplandengue) da Região de Saúde Sul, que abrange Gama e Santa Maria. O grupo atua na articulação entre atenção primária, vigilância ambiental, administração regional, órgãos do GDF e parceiros do setor privado.

“Escolhemos a mesma região onde está localizada a escola, com cerca de 400 a 500 imóveis para que os professores e estudantes dos anos finais possam acompanhar o trabalho realizado pelos agentes de saúde nas residências. No caso dos docentes, eles terão a percepção de como podem abordar esse tema em sala de aula”, explicou a coordenadora do Geiplandengue, Maria Aparecida Gama.

“Levar os alunos a campo vai proporcionar uma gama de experiências, capacitando-os como agentes no combate à dengue e permitindo que transmitam esse conhecimento às gerações futuras”, avaliou o diretor do CED 08 do Gama, Francisco Sobrinho Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Segundo o diretor do CED 08 do Gama, Francisco Sobrinho, a parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação evidencia um trabalho que deve ser fortalecido ao longo dos anos. “Levar os alunos a campo vai proporcionar uma gama de experiências, capacitando-os como agentes no combate ao mosquito Aedes aegypti e permitindo que transmitam esse conhecimento às gerações futuras”, disse.