SES promove socialização e cidadania na Escola de Avós
SES promove socialização e cidadania na Escola de Avós
Objetivo é oferecer atividades que possam contribuir para o crescimento cognitivo, bem estar e promoção da saúde
A Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, por meio do Núcleo de Saúde do Idoso, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), vem mexendo com a vida do pessoal da melhor idade. Trata-se de um programa “Escola de Avós” para pessoas acima dos 60 anos, cujo objetivo é oferecer aos cidadãos idosos diversas atividades que possam contribuir para o crescimento cognitivo, bem estar e promoção da saúde.
Atualmente o DF conta com uma população de 203 mil idosos. Segundo a chefe do Núcleo da Saúde do Idoso, reumatologista Helenice Teixeira Gonçalves, o programa das “Escolas de Avós” consiste na abertura de um espaço público em cada uma das 15 regionais de saúde do DF, em um sábado de cada mês, pela manhã, das 8h30 às 12h, onde são desenvolvidas atividades de socialização e cidadania do idoso.
“A “Escola de Avós“ promove um envelhecimento ativo, saúde e interação social, previne doenças e agravos e estimula a prática de atividades físicas”, relata a médica.
O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Saúde do Idoso, Diretoria dos Ciclos de Vida e Práticas Integrativas de Saúde da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde.
Cada regional tem um coordenador da Saúde do Idoso, que juntamente, com as parcerias dos Centros Olímpicos da Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Ação e Transferência de Territórios, Escola Técnica de Saúde (Etesb), Sesc, Corpo de Bombeiro Militar e Pastoral da Pessoa Idosa dão apoio as atividades.
O Programa oferece diversas atividades como, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, teste de um minuto para identificar fatores de riscos da osteoporose e atividade física.
Cada regional dispõe de uma programação com atividades como, saúde bucal, oficinas de memória (aplicação de uma atividade especifica para memória por um psicólogo), educação alimentar (supervisionada por nutricionista) e orientação sobre direitos do idoso.
De acordo com Helenice Gonçalves, o pessoal da melhor idade preenche um cadastro e recebe orientação quanto à saúde em geral, saúde bucal e dos benefícios sociais. Faz ainda, aferição de pressão arterial, glicemia e participa das atividades práticas integrativas como, dança sênior, automassagem e tai chi chuan.
A “Escola de Avós” teve início em novembro de 2010, em Ceilândia. Em 2011 foi estendida a quatro regionais de Saúde: Recanto das Emas, Sul, Guará e Brazlândia. Atualmente, 15 regionais promovem o programa.
Cronograma
13 de julho – Recanto das Emas
Local: Escola Classe 102, da Quadra 102
03 de agosto – Ceilândia
Local: Corpo de Bombeiros Militar (Hélio Prates)
03 de agosto – Samambaia
Local: Centro Olímpico
24 de agosto – Planaltina
Local: Centro de Saúde
24 de agosto – Gama
Local: Centro Olímpico
28 de agosto – Taguatinga
Local: Centro Cultural do Taguaparque
31 de agosto - Guará
Local: Centro de Saúde Especial n° 01
31 de Agosto - Riacho Fundo
Local: Centro Olímpico
07 de setembro - Ceilândia
Local: Corpo de Bombeiros Militar (Hélio Prates)
18 de setembro – Taguatinga
Local: Centro Cultural do Taguaparque
28 de Setembro – Guará
Local: Centro de Saúde Especial n° 01
28 de Setembro – Gama
Local: Centro Olímpico
05 de outubro – Ceilândia
Local: Corpo de Bombeiros Militar (Hélio Prates)
05 de outubro – Samambaia
Local: Centro Olímpico
09 de outubro – Ceilândia
Local: Corpo de Bombeiros Militar (Hélio Prates)
20 de outubro – Gama
Local: Centro Olímpico
23 de setembro – Taguatinga
Local: Centro Cultural do Taguaparque
26 de outubro – Planaltina
Local: Centro de Saúde
23 de novembro – Guará
Local: Centro de Saúde Especial nº 1
23 de novembro – Gama
Local: Centro Olímpico
27 de novembro – Taguatinga
Local: Centro Cultural do Taguaparque
O7 de dezembro – Samambaia
Local: Centro Olímpico
14 de dezembro – Gama
Local: Centro Olímpico
Júlio Duarte