22/05/2024 às 20h17

Simpósio de análises clínicas da Etesb reúne profissionais e estudantes

Evento teve como objetivo promover a integração entre o ensino, o mercado de trabalho e a ampliação da rede social da área

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

Nesta quarta-feira (22), a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) realizou o I Simpósio de Análises Clínicas com o objetivo de promover a integração entre o ensino, o mercado de trabalho e a ampliação da rede social na área. Realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o simpósio reuniu profissionais e estudantes de análises clínicas que concluíram o ensino médio e têm interesse em trabalhar nesse campo.

I Simpósio de Análises Clínicas da Etesb reuniu profissionais e estudantes da área. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A coordenadora da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da Secretaria de Saúde (SES-DF), Mabelle Roque, enfatizou a relevância do simpósio para a formação e atualização dos profissionais da área. “Discutir análises clínicas é essencial, pois não podemos pensar no SUS sem considerar cada pessoa que passa por ele. Aproveitem ao máximo para compreender a importância da saúde pública e da saúde como um todo”, declarou.

Para a estudante do curso técnico em Análises Clínicas da Etesb, Stefânia Santiago, o simpósio é uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. “Minha expectativa é que possamos aprender mais sobre como nos especializar profissionalmente para, depois da formatura, encontrarmos um caminho para ingressar na carreira”, disse.

“Discutir análises clínicas é essencial, pois não podemos pensar no SUS sem considerar cada pessoa que passa por ele”, afirmou a coordenadora da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da SES-DF, Mabelle Roque. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Programação

A programação incluiu um ciclo de palestras com temas que envolvem o controle de qualidade aplicado a laboratórios de emergência, a coagulação sanguínea e o hemograma. Também foram discutidas a importância da micologia clínica no diagnóstico laboratorial e a coleta de amostras para pesquisas, entre outros tópicos.

“Esses temas irão contribuir não apenas para a formação dos nossos técnicos aqui na Etesb, mas também para o conhecimento de todos os interessados na área que pretendem atuar no mercado de trabalho”, afirmou Roberto Carlos Louzeiro, diretor da Etesb, instituição que faz parte da Fepecs.

Para a estudante do Curso Técnico em Análises Clínicas da Etesb, Stefânia Santiago, o simpósio é uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Técnico em Análises Clínicas

técnico em Análises Clínicas (TAC) é o profissional que executa atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico de determinada enfermidade. O profissional pode atuar nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. O TAC realiza ainda o trabalho de investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas na área.

Saiba mais sobre o Curso Técnico em Análises Clínicas oferecido pela Etesb.