Surpresa deixa mães emocionadas no domingo de Páscoa no HRT
22/04/2019 às 15h36
Surpresa deixa mães emocionadas no domingo de Páscoa no HRT
Cartões com mensagem especial provocaram lágrimas de emoçãoJosiane Canterle, da Agência SaúdeFotos: Divulgação/Saúde-DF
As mães da neonatologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) tiveram uma surpresa especial na manhã do domingo de Páscoa (21). Ao chegar à unidade, elas se depararam com um cartão confeccionado com o carimbo do pé de seu bebê. “Eu já estava sentimental. Não segurei e chorei. Foi a coisa mais linda”, contou Bruna Rafaela Borges Lopes, 18 anos, que está há 2 meses acompanhando sua bebê, que nasceu prematura de 26 semanas e apenas 755 gramas. Nos cartões, as mães puderam ler a seguinte mensagem: “Mamãe, bom dia! É manhã de Páscoa! Agradeço todo carinho e cuidado. Eu e você sabemos que tudo isso tem sido muito difícil, mas o seu amor tem me ajudado muito! Espero que o meu amor esteja fazendo o mesmo por você!” Assim como Bruna, outras 23 mães que estão com bebês internados no hospital acompanhando o crescimento e evolução de seus filhos receberam o mimo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) e UCIN Canguru.
EMOÇÃO – “Essas coisas aceleram o coração
. Parece que o amor aumenta quando a gente vê”, relatou Vanuza da Costa Silva, 23 anos, mãe de um bebê prematuro que, aos dois meses de vida, está em sua segunda passagem pela Neonatologia do HRT. A iniciativa partiu da terapeuta ocupacional Mchilanny Bussinguer de Menezes que contou com a colaboração dos estagiários do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília para preparar a surpresa. “Elaboramos um cartão de Páscoa com uma mensagem e o carimbo do pé dos bebês. Esquematizamos com as enfermeiras e fisios (fisioterapeutas) do plantão para fixarem (a mensagem) nas incubadoras logo no início do dia. Dessa forma, as mães foram surpreendidas com os cartões e ficaram muito emocionadas”, descreveu a terapeuta.
PREPARAÇÃO – Durante a semana, Mchilanny e seus estagiários também realizaram oficinas de confecção de materiais lúdicos para enfeitar berços e bebês nesta Páscoa. No dia oficial da festa surgiram coelhinhos famintos por cenouras por toda a unidade. Mauciene Bezerra da Costa, 28 anos, foi uma das mães a preparar os enfeites para sua bebê, nascida de 29 semanas e que está há dois meses no hospital. “Tudo o que for relacionado à minha filha eu faço com muito gosto, com muito amor. E receber o cartão com aquela mensagem foi bom demais. O texto descreve o que a gente passou e deixa a gente mais esperançosa”, relatou a mãe, emocionada.