07/08/2020 às 13h23

Tecnologia ajuda no atendimento aos pacientes em tempos de pandemia e isolamento social

ÉRIKA BRAGANÇA, DA AGÊNCIA SAÚDE

Profissionais de saúde comunicam-se, à distância, por plataformas virtuais  

Comunicação on-line

  Em Brazlândia, a UBS 2 da Vila São José utiliza a ferramenta. O número do app é disponibilizado na entrada da unidade. Já os grupos são direcionados para as gestantes e crianças que precisam ser acompanhadas pelas equipes. Quem faz a gestão das informações é a enfermeira Ana Cristina Stabile. Os pacientes entram no grupo de acordo com a equipe das áreas de residência e fornecem nome completo, data de nascimento, idade, endereço e telefone.   Ao final do dia, a profissional encaminha as demandas para cada equipe e os profissionais  organizam-se para dar o retorno ou fazer o agendamento da consulta ou visita domiciliar, quando necessário. Além disso, encaminha materiais e vídeos com informações importantes. Em complemento à estratégia do WhatsApp, foi disponibilizada uma página no Facebook com grupos que comporta mais pessoas.   “Pensamos em algo que pudesse estar próximo dos pacientes em meio a essa pandemia e a recomendação de evitar a UBS. No entanto, tinha muitas informações que eles vinham pegar pessoalmente, agora, passamos pelo aplicativo. São informações importantes sobre consultas presenciais, vacinas e marcações da regulação, por exemplo. Temos ainda situações de troca de receita que fazemos”, explica Ana Cristina.   Já a UBS 2 do Recanto das Emas começou apenas pela equipe Vermelha para analisar a adesão dos pacientes. De acordo com Kelly Lima, gerente da unidade, os pacientes elogiaram a iniciativa e tem se tornado a preferência de comunicação.   “Com essa experiência, queremos ampliar para as outras equipes. Isso facilitou o contato e vindas à unidade apenas para pegar uma informação ou os resultados de exames. Agora, já passamos pelo celular mesmo sem precisar vir pessoalmente”, afirma.