Tempo de espera por cateterismo e angioplastia tem redução na rede pública
Tempo de espera por cateterismo e angioplastia tem redução na rede pública
GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

A rede pública de Saúde do Distrito Federal conseguiu reduzir a fila de espera por cateterismo e angioplastia coronariana. Em dezembro de 2020, havia 1.192 pacientes aguardando por cateterismo e 80 aguardando por uma angioplastia. Hoje, a demanda reprimida está em 467 e 44 pessoas aguardando pelos procedimentos, respectivamente.
Para todo o mês de fevereiro, foram agendados pela Central de Regulação Ambulatorial (Cera) 238 pacientes para fazer o cateterismo e 35 para angioplastia. O gerente de Regulação Ambulatorial, Hamilton José da Silveira Júnior, esclarece que a redução nos índices ocorreu graças a um aumento na oferta desses procedimentos no Hospital Universitário (HUB), que tem contrato com a Secretaria de Saúde, e também com a melhoria na performance de algumas unidades, como o Hospital de Base.
“É extremamente importante que o paciente tenha a garantia de atendimento, especialmente aqueles com doenças cardíacas, oncológicas e transplantados, ou candidatos a transplantes. Para isso trabalhamos para que eles tenham na rede pública toda celeridade possível no atendimento”, explica Hamilton.
A tendência na queda na fila para procedimentos pode ser observada na arte a seguir:
Cirurgias eletivas No momento, as cirurgias eletivas estão suspensas na rede de saúde como forma de ampliar a oferta de leitos de UTI e UCI disponíveis à população, em um momento em que o DF atravessa um novo pico da pandemia. Hamilton da Silveira esclarece que, até o momento, não há perspectiva de paralisação ou mesmo de redução desses procedimentos, o que pode significar uma redução ainda maior nas filas de espera.“Não há nenhuma sinalização de que os procedimentos sejam paralisados. Como os procedimentos de cirurgias cardíacas, oncológicas e os transplantes permanecem funcionando e muitos pacientes necessitam realizar o cateterismo, por exemplo, para fazer algumas cirurgias, não há essa sinalização. Os esforços continuam”, afirma.
Atualmente, o paciente internado tem seu exame agendado para até 72 horas após o pedido.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: