Tudo pronto para instalação de aparelho de ressonância magnética no Hospital da Criança de Brasília
Tudo pronto para instalação de aparelho de ressonância magnética no Hospital da Criança de Brasília
Novo equipamento vai agilizar atendimento e auxiliar profissionais no tratamento de doenças degenerativas neurológicas entre outras enfermidades
JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

O secretário de Saúde e o governador Ibaneis Rocha estiveram no HCB para conhecer o espaço que irá receber o aparelho de ressonância magnética. Foto Tony Winston - Agência Saúde DF
Nesta terça-feira (26), o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, e o governador Ibaneis Rocha estiveram no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) para conhecer o espaço que irá receber o aparelho de ressonância magnética da unidade, adquirido em março. O equipamento e a reforma foram orçados em R$ 9,5 milhões. O valor foi doado pela Secretaria de Justiça e Cidadania em outubro do ano passado. O projeto é uma parceria do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA).
A oferta do serviço de ressonância magnética no HCB é mais um passo em busca da melhor assistência em saúde a crianças e adolescentes que precisam de cuidados terciários. “É fundamental para um hospital de alta complexidade, que atende crianças de todo o DF, entorno e de alguns estados. Esse equipamento vai ajudar muito na assistência aos pacientes oncológicos”, avaliou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.
O aparelho adquirido gera imagens de alta resolução, possibilitando diagnósticos mais confiáveis. Com capacidade para realização de exames até 50% mais rápido, agiliza os atendimentos e proporciona mais conforto a quem passa pelo procedimento. A estimativa é de que até 330 crianças sejam atendidas por mês.
A previsão é dar início aos exames com o novo aparelho a partir de setembro. O equipamento auxilia os profissionais na decisão pela indicação de tratamento para doenças degenerativas neurológicas, tumores em geral e encefalites, entre outras enfermidades.
Durante a visita, Ibaneis Rocha ressaltou a alegria em partilhar de um momento tão importante para o Hospital da Criança. “O trabalho feito aqui é belíssimo e reconhecido não só por nós, mas por toda a sociedade. Sempre buscaremos recursos e melhorias para este hospital, referência no atendimento pediátrico”, afirmou.
Secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, ressaltou a importância do aparelho de ressonância magnética para os pacientes do DF, entorno e de outros estados. Foto Tony Winston - Agência Saúde DF
Aquisição
Os recursos para a aquisição do aparelho são resultado de projeto apresentado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do DF. Em outubro de 2021, após a liberação de R$ 9,5 milhões, o processo de compra foi iniciado.
“Não só este aparelho de alta tecnologia, mas todo o Hospital da Criança de Brasília é fruto de um sonho. Fruto da organização da sociedade civil, que abraçou essa causa. O HCB é um patrimônio de Brasília e de toda a sociedade brasiliense”, destacou Francisco Cláudio Duda, presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), que administra o HCB.
O novo equipamento complementa o setor de exames de imagem do HCB, que já inclui raio-X e tomografia computadorizada. A expectativa é que, com o novo exame disponível, a demanda para uso do tomógrafo diminua. No entanto, o HCB continuará a realizar tomografias nos casos em que há indicação. O tomógrafo é recomendado quando há necessidade de visualizar estruturas ósseas e realizar reconstruções 3D, já a ressonância magnética é indicada para visualização de partes moles e doenças musculares e do sistema nervoso.
Reconhecimento
Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou mais de 5.459.416 atendimentos até o final de março deste ano. Dentre eles, destaca-se a realização de mais de 3,7 milhões de exames laboratoriais e 744 mil consultas.
O HCB integra a rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). É o primeiro hospital público do Distrito Federal e o primeiro pediátrico da região Centro-Oeste acreditado pela Organização Nacional de Acreditação - ONA (certificação de qualidade).
Quando uma criança é atendida em um posto de saúde ou hospital da rede e precisa de consulta especializada, é encaminhada pelo pediatra para marcação de consulta na Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), que a direciona ao Hospital da Criança.
O HCB Atende crianças e adolescentes, de 28 dias a 18 anos, integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para tratar doenças graves ou de alta complexidade, incluindo doenças raras, casos complexos e crônicos. Com 29 mil m² de área construída, possui 30 consultórios médicos, 202 leitos, 30 deles de UTI pediátrica e 18 de cuidados intermediários, um centro cirúrgico com cinco salas de médio e grande porte e uma área de ensino e pesquisa.