UBS 1 do Paranoá abre posto de coleta de exames
UBS 1 do Paranoá abre posto de coleta de exames
O atendimento é para o pacientes da área de abrangência da unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h
JOSIANE CANTERLE
Usuários do Sistema Único de Saúde das áreas tradicionais do Paranoá têm mais um serviço à disposição: a coleta de exames. A sala foi inaugurada nesta semana e os procedimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, com agendamento prévio. A Unidade Básica de Saúde 1 é composta por dez equipes da Estratégia Saúde da Família, cujo atendimento abrange cerca de 40 mil pessoas.
No horário de funcionamento da sala de coleta os pacientes poderão marcar os exames, receber orientação e resultados. Para realizar a marcação, é necessário o pedido médico ou de enfermagem. “O paciente sai da consulta com o pedido e já agenda seu exame, não há restrição de vagas. Há um limite de marcação diária, mas estamos conseguindo marcar com no máximo uma semana de prazo”, esclarece a gerente da unidade, Marília Gabriela Rodrigues Franco.
A gestora explica que a abertura da sala de coleta visa facilitar o acesso da população atendida a todos os exames disponíveis na rede. “Estamos tentando ampliar a oferta de serviço da unidade para a nossa população”, reforça a gerente. Estão sendo ofertadas 20 por dia, mas a oferta de vagas poderá aumentar dependendo da evolução de trabalho dos servidores.
Além da UBS 1 do Paranoá, na região de saúde Leste também a UBS 1 do Itapoã oferece o serviço de coleta de exames. As amostras coletadas e recebidas em ambas as unidades são encaminhadas para diferentes laboratórios de destino (HRL, Hran, Hmib, HAB), conforme o tipo de exame a ser realizado.
“A oferta deste serviço laboratorial de apoio diagnóstico nas unidades básicas de saúde proporciona maior comodidade aos usuários, pois as UBSs são localizadas próximo às suas residências, amplia o vínculo com suas respectivas equipes e permite aos profissionais maior autonomia na organização do processo de trabalho”, afirma o diretor da Atenção Primária, Wallace dos Santos.
O gestor explica que o cadastramento dos exames no sistema TrakCare e o agendamento dos pacientes são realizados pelas próprias equipes, sendo possível aos usuários optar pelo melhor dia para a coleta, conforme sua disponibilidade.