UBS 17 de Planaltina promove roda de conversa sobre aleitamento materno
UBS 17 de Planaltina promove roda de conversa sobre aleitamento materno
Ação foi voltada para as gestantes que fazem pré-natal na unidade e abordou variados temas acerca da amamentaçãoAgosto DouradoAgosto Dourado
JURANA LOPES I EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA I DA AGÊNCIA SAÚDE-DF
Com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno desde a hora do nascimento e os benefícios da amamentação para a vida da mãe e da criança, a Unidade Básica de Saúde 17 de Planaltina, localizada na área rural do Jardim Morumbi, promoveu nesta sexta-feira (20) uma roda de conversa com as gestantes que fazem pré-natal na UBS.
“Estamos no e decidimos fazer essa atividade para destacar a importância de amamentar, pois a amamentação favorece a promoção à saúde destas mães e bebês. Além disso, estamos em uma área muito carente, então a utilização de fórmulas para substituir o aleitamento materno pesa muito no orçamento dessas famílias e não é a melhor opção”, explica Sílvia Costa, enfermeira e coordenadora da UBS 17 de Planaltina.
Durante a roda de conversa foram abordados temas importantes como os benefícios da amamentação para mãe e bebê, posição correta para amamentar, os tipos de “pegas” que o bebê pode ser colocado para mamar. Além disso, houve palestras sobre a escovação desde os primeiros meses do bebê, direitos sociais das gestantes e puérperas e palestra com psicólogas sobre as dificuldades com a chegada de um bebê.
Para a mulher a amamentação ajuda na redução do sangramento pós-parto; contração e volta do tamanho uterino; redução de chances de doenças como câncer de mama, diabetes e doenças cardiovasculares, além de contribuir para o emagrecimento.
Já para o bebê, o leite materno funciona como uma vacina, pois aumenta os anticorpos do organismo; é rico em nutrientes; além de diminuir os riscos desta criança desenvolver doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão. Além disso, as crianças que são amamentadas tendem a ser mais calmas e seguras afetivamente.
A gestante Patrícia Cardoso, de 36 anos, participou da roda de conversa e ficou extremamente feliz com a ação, pois ela é mãe de primeira viagem e quer se preparar o máximo possível para a chegada de seu bebê.
“Eu achei essa ação muito importante, pois nos ajuda a esclarecer muitas dúvidas com relação aos cuidados com o bebê e durante a amamentação, que parece ser algo fácil, mas que não é. Sempre fui bem acolhida aqui, a equipe me trata super bem desde quando comecei o acompanhamento, me sinto em casa aqui”, afirma.
Cada gestante presente na ação recebeu um lanche preparado pela equipe da UBS 17 de Planaltina e kits de cuidado com o coto umbilical do recém-nascido. Hoje, a unidade presta assistência para cerca de 20 gestantes que moram na localidade.
Proteção do aleitamento materno
O chama a atenção para a importância da amamentação. Durante todo o mês estão sendo realizadas ações voltadas para a proteção do aleitamento materno em todas as UBSs e Bancos de Leite Humano.
“A proteção do aleitamento materno precisa ser trabalhada desde a gestação e nós temos o dever de incentivar a amamentação, que é boa para mãe e bebês. O aleitamento materno vai tornar a geração futura mais saudável e com menos doenças crônicas, o que sobrecarrega a rede de saúde hoje”, esclarece Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF.
De acordo com ela, a amamentação é algo natural, mas não é fácil. Além disso, boa parte da sociedade ainda recrimina a mulher que amamenta, em vez de acolher e incentivar essa mãe.
Na próxima semana, entre os dias 23 a 27 de agosto, será realizado o VI Seminário de Aleitamento Materno Brasília - I Seminário de Alimentação Complementar Saudável de Brasília.O seminário será totalmente online e já recebeu mais de 500 inscrições. Quem tiver o interesse de participar ainda pode se inscrever através do link. O seminário entregará certificado de 20 horas, por isso é importante colocar o nome completo no momento da inscrição.
Veja a agenda: