08/01/2024 às 18h06

UBS 6 de Santa Maria ganha posto de apoio para 8 mil atendimentos mensais

Unidade terá foco em saúde da família, práticas integrativas e clínica médica

Michelle Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Os moradores de Santa Maria terão mais opção na rede pública para marcarem seus atendimentos médicos. A Unidade Básica de Saúde (UBS) 6 ganhou um posto de apoio, localizado na EQ 304/307. O reforço foi oficialmente entregue à comunidade nesta segunda-feira (8) pela governadora em exercício, Celina Leão, e pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Cedida à pasta, a construção era uma antiga instalação da Polícia Militar desativada.

A Unidade II da UBS 6 de Santa Maria conta com quatro consultórios, sala de acolhimento, de curativos e de atendimento, bem como uma farmácia com dispensa de medicamentos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Participaram da cerimônia de inauguração as secretárias de Educação, Hélvia Paranaguá, e de Desenvolvimento Social Ana Paula Mara e a da Mulher Giselle Ferreira, além do deputado federal Gilvam Máximo e das deputadas distritais Deize Amarílio e Jaqueline Silva.

Com uma área construída estimada em 400 metros quadrados, a Unidade 2 da UBS 6 conta com quatro consultórios, salas de acolhimento, de curativos e duas equipes de estratégia à Saúde da Família (eSF), bem como uma farmácia com dispensa de medicamentos psicotrópicos. Toda a estrutura foi projetada e reformada pelo governo do DF, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), ao custo de R$722 mil.

“Estamos investindo muito na Atenção Primária, pois precisamos mudar uma cultura de saúde no DF. Aqui, as pessoas só procuram um médico quando ficam doentes. Não há o hábito de fazer acompanhamento preventivo”, comentou a governadora em exercício.

A reforma completa incluiu serviços de reestruturação do prédio do térreo, redistribuição interna de ambientes, adequação de todos os sanitários e renovação da fachada e de toda a área interna. A unidade terá foco em saúde da família, práticas integrativas e clínica médica.

De acordo com a secretária de Saúde, a nova unidade amplia o ambiente de cuidado, prevenção e acompanhamento de grávidas, diabéticos, hipertensos e pessoas com doenças crônicas. “A UBS 6 de Santa Maria já estava sobrecarregada, recebendo pacientes além de sua capacidade. Cada eSF cuida de quatro mil pacientes. Como temos duas equipes nessa unidade e na outra, a rede deve passar a atender 16 mil pessoas na região", afirmou durante a inauguração.

“Duas equipes de Saúde da Família, uma na nova unidade e outra da UBS 6, devem passar a atender 16 mil pessoas na região", afirmou a secretária de Saúde durante a inauguração. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Há 31 anos morando em Santa Maria, Salvador Gomes da Silva comemora ter uma unidade de saúde tão perto. "Eu vi essa região nascer, criei minha família aqui e tenho orgulho dessa cidade. É muito bom ter uma UBS na porta de casa", conta.

Gerente da nova unidade da UBS 6, e ainda das UBSs 3 e 10 de Santa Maria, Gracimone Alves Vasconcelos dedicou 29 anos de trabalho à saúde do DF. "A população de Santa Maria é bem carente, composta por muitas mulheres grávidas e crianças. O novo posto vai atender os moradores das quadras 203, 303, 204 e 304 e terá vacinação programada e práticas integrativas como auriculoterapia, yoga e reiki. As pessoas terão melhor acesso aos serviços de rede", detalha.

Há 31 anos morando em Santa Maria, Salvador Gomes da Silva comemora ter uma unidade de saúde tão perto. "Eu vi essa região nascer, criei minha família aqui. É muito bom ter uma UBS na porta de casa", conta. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Serviços disponíveis

As UBSs são a porta de entrada aos equipamentos de saúde da rede pública. Os principais serviços oferecidos nesses espaços são: atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, diarreia, problemas com a amamentação, palpitação, mal-estar, pequenos ferimentos; acolhimento com classificação de risco; consultas médicas, de enfermagem e de saúde bucal; distribuição e administração de medicamentos; aplicação de vacinas; curativos; coleta de exames laboratoriais; visitas domiciliares; entre outros.

O acesso aos serviços é gratuito e simplificado. Os usuários podem procurar atendimento diretamente na UBS, com documento de identificação pessoal, cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e, se possível, comprovante de residência.

Nas demandas espontâneas – em qualquer atendimento não programado -, o usuário é inicialmente ouvido no acolhimento e, se for o caso, atendido no mesmo período, sem agendamento prévio. Em casos específicos, contudo, como o de gestantes de baixo risco em acompanhamento pré-natal, hipertensos e diabéticos, é necessário agendar consultas.