04/09/2015 às 21h21

Vacinação contra a poliomielite imuniza mais de 130 mil crianças

Apesar do número expressivo, apenas 71,7% do público-alvo foi atingido

BRASÍLIA (4/9/15) – A campanha de vacinação contra a poliomielite terminou nesta sexta-feira (4). A meta do Distrito Federal era vacinar 174.572 crianças entre seis meses a menores de 5 anos, mas, até a tarde de hoje, foram imunizadas 131.771 crianças, o que representa 71,7% do público-alvo.


"Quando fazemos uma campanha, a intenção é vacinar o maior número possível do grupo que queremos atingir, em um curto espaço de tempo. A prevenção continua sendo a melhor forma de combate contra as doenças, principalmente quando falamos da poliomielite, que é uma doença que não tem cura", informa o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença.


O DF possui 183.760 crianças que estão na faixa etária da campanha. A intenção era que 95% desse público fossem imunizados. A única cidade que atingiu a meta foi São Sebastião, que vacinou 100% das crianças residentes que fazem parte do público-alvo. As cidades do Núcleo Bandeirante e Gama também tiveram boa cobertura. Elas conseguiram imunizar, respectivamente, 94,3% e 82,7% crianças. Asa Norte e Asa Sul foram as cidades com menor adesão, 48,3% e 48,8%, respectivamente.


DOENÇA - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo poliovírus. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A contaminação se dá, principalmente, por via oral.