Componente Especializado da Assistência Farmacêutica
O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), mais conhecido como Alto Custo, é um serviço público de saúde de extrema relevância para a população do Distrito Federal, sendo regulamentado pela Portaria de Consolidação GM/MS nº 02 (regras de financiamento e execução) e pela Portaria de Consolidação nº 06 (regras de financiamento), ambas de 28 de setembro de 2017.
Para o fornecimento dos medicamentos neste serviço, os pacientes devem estar enquadrados nos critérios estabelecidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde, ou pelos protocolos clínicos da SES DF.
Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)
Protocolos Clínicos Aprovados SES DF
Autorização para Solicitação de Novos Pacientes - Medicamentos Sem Protocolo
Como obter o Medicamento?
Para abrir o processo de solicitação de medicamento no Componente Especializado, primeiro é necessário ter duas informações: NOME DO MEDICAMENTO e a CONDIÇÃO CLÍNICA (CID) para qual foi indicado o tratamento. Em posse dessas informações, verifique se o medicamento solicitado é fornecido neste serviço através da REME – DF.
Importante: O médico deverá solicitar o medicamento pelo nome do PRINCÍPIO ATIVO para fornecimento pelo SUS.
Na receita médica, procure o nome do princípio ativo/ nome genérico do medicamento
(Ex.: Spiranza® →, Nursinesena → princípio ativo do Spiranza®).
Após verificar se o medicamento é fornecido no Componente Especializado, verifique se o medicamento é atendido para a condição clínica (CID) para qual foi indicado o tratamento.
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO?
COMO REALIZAR O CADASTRO?
Atendimento Presencial
O paciente deverá solicitar pelo Call-Center nos telefones 160, opção 3 para ligações efetuadas dentro do Distrito Federal ou 0800 6440160 para ligações originadas fora do DF. O atendente do Call-Center agendará data e horário para comparecimento em uma das farmácias mais próxima à residência do paciente.
Em posse de todos os documentos necessários, compareça à unidade no dia e horário agendados e procure o setor de cadastro.
Atendimento Remoto
Os pacientes podem solicitar o cadastro via e-mail através dos endereços eletrônicos:
cadastroceafasasul@gmail.com
ceafceilandia@gmail.com
cadastroaltocustogama@gmail.com
Em caso de o cadastro ser realizado via e-mail, é obrigatória a apresentação da documentação original no momento da retirada do medicamento.
ATENDIMENTOS SEM AGENDAMENTO
Para alguns medicamentos e/ou tratamentos, excepcionalmente o atendimento é feito sem a necessidade do agendamento, sendo necessários apenas ir até a farmácia mais próxima à residência do paciente com os documentos necessários e retirar uma senha.
- Diabetes Melito Tipo I
- Dor Crônica
- Miastenia Gravis
- Síndrome de Guillain-Barre
- Púrpura Trombocitopênica Idiopática
- Imunossupressão no Transplante Renal
- Transplantado
- Distonias e Espasmo Hemifacial
- Espasticidade
- Fenilcetonúria
- Fibrose Cística
- Ame (Atrofia Muscular Espinhal)
- Doença Renal Crônica
- Prevenção de Tromboembolismo Venoso Gestantes
ATENDIMENTO PACIENTE RENAL CRÔNICO
No ato do cadastro, será repassada todas as orientações quanto aos procedimentos necessários para liberação do medicamento neste serviço, conforme regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Após o servidor verificar se toda a documentação foi apresentada, o processo de solicitação do medicamento será encaminhado para avaliação médica, etapa obrigatória pelo Ministério da Saúde para liberação do medicamento.
Onde encontrar?
Núcleo de Farmácia do Componente Especializado na Asa Sul
Chefe: Wérika Cristina Pereira de Araújo
Endereço: Estação 102 Sul do Metrô, Subsolo – Ala Comercial, Asa Sul, Brasília/DF
Telefone: (61) 3449-4272
WhatsApp: (61) 99358-0060
Núcleo de Farmácia do Componente Especializado em Ceilândia
Chefe: Mariana Mantovani
Endereço: EQNM 18/20, blocos A e C – Praça do Cidadão, Ceilândia/DF
Telefone: (61) 3449-4276
WhatsApp: (61) 99166-4579
Núcleo de Farmácia do Componente Especializado no Gama
Chefe: Evelin Soares de Brito
Endereço: Praça 1, s/n – Setor Leste, Gama/DF.
Telefone: (61) 3449-4280
WhatsApp: (61) 99124-1043
Qual horário de funcionamento?
Todas as unidades funcionam de segunda a sexta, das 7:00 às 19:00 e sábado das 7:00 às 12:00 para atendimento dos pacientes já cadastrados. As senhas para retirada de medicamento poderão ser limitadas antes do horário de fechamento, caso seja excedida a capacidade máxima de atendimento do dia.
Os setores de cadastro de primeira vez e atendimento farmacêutico são agendados conforme disponibilidade de vagas por dia.
Para evitar aglomerações e maior tempo de espera para atendimento, sugerimos que os usuários evitem comparecer nos últimos dias do mês em razão da elevada demanda neste período.
Saiba mais
-
Acesse a página do Componente Especializado do Ministério da Saúde
- Descubra como consultar o número do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e do CNS (Cartão Nacional de Saúde) do médico solicitante
- Para informações sobre outros medicamentos fornecidos na SES DF, consulte a página de medicamentos.
- Farmácias de Alto Custo (Lista de Medicamentos Padronizados - consultar estoque)