Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192
A prestação de serviço do SAMU 192 DF ocorre tanto através do contato via 192 com a Central de Regulação Médica, responsável pelo acolhimento de todas as solicitações de socorro, gerenciamento e acionamento de todas as equipes de intervenção, como através da atuação dos recursos de intervenção móvel (ambulâncias, motos, ou helicóptero) sempre quando identificado uma ocorrência como necessária e possível.
O SAMU 192 DF realiza seus atendimentos de intervenção em vias públicas, local de trabalho ou domicílio limitado apenas pela área geográfica de atuação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal à qual se encontra subordinado. Suas equipes de intervenção são compostas por profissionais de saúde capacitados em atendimentos de emergência:
• médicos;
• enfermeiros;
• técnicos em enfermagem;
• condutores socorristas;
• assistentes sociais e
• psicólogos.
Na média o SAMU 192 DF acolhe 800 mil ligações por ano via 192 que resultam em aproximadamente 270 mil regulações médicas, representando de 70 a 80 mil intervenções primárias na rua ou domicílio.
Em 2021 foram 766.577 atendimentos via 192, sendo 78.409 intervenções registradas.
FORMAS DE ACESSO
O acesso ao SAMU 192 DF é garantido através do número único nacional 192.
O canal para registro e acompanhamento de sugestões, elogios, reclamações, denúncias, ou informações de caráter geral pode ser realizado na Central de Atendimento exclusiva e gratuita para assuntos de ouvidoria através do número regional 162, ou pelo portal oficial.
ESTRUTURA DO SAMU 192 DF
O SAMU 192 DF possui 49 Equipes Móveis de intervenção, sendo:
• 30 no modelo Unidade de Suporte Básico (USB), com ambulâncias tripuladas por condutor socorrista e um técnico em enfermagem ou enfermeiro;
• 10 motolâncias, compostas por duplas de técnicos em enfermagem e enfermeiros;
• 8 do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico, um enfermeiro e o condutor socorrista, e
• 1 do tipo Unidade de Suporte Avançado Aeromédico (Helicóptero), composta por piloto, tripulante operacional, médico e enfermeiro.
Dentre as Unidades de Suporte Avançado há dois serviços especializados:
• USA NEO (especializada em transporte de pacientes neonatais) e
• USA Saúde Mental (especializada em atender ocorrências relacionadas à saúde mental).
Ao todo, os recursos humanos do SAMU 192 DF incluem mais de 800 servidores.
Trata-se de uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, condutores socorristas, analistas de gestão e assistência pública em saúde, e administradores.
PARCERIA COM O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
O SAMU 192 DF conta atualmente com uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), desde 2009, caracterizada pela atuação conjunta no Atendimento Aeromédico do Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP), além de celebrar a Portaria Conjunta Nº 40 de 5 de dezembro de 2018, que instituiu o SUAPH (Serviço Unificado de Atendimento Pré-Hospitalar.)
Por meio da Portaria Conjunta o SAMU 192 DF desenvolve um trabalho que se estende desde a padronização de protocolos, treinamentos, regulação, e atuação conjunta em viaturas e helicópteros. Hoje o Distrito Federal já conta com parte dos recursos móveis, tanto do SAMU 192 DF, quanto do
CBMDF, com uma composição mista de profissionais de ambas as instituições que trabalham, portanto, lado a lado, na condução de atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalar (APH).
QUANDO CHAMAR O SAMU
● Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
● Em casos de Intoxicação exógena
● Em caso de queimaduras graves
● Na ocorrência de maus tratos
● Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
● Em casos de tentativas de suicídio
● Em crises hipertensivas
● Quando houver acidentes/trauma com vítimas
● Em casos de afogamentos
● Em casos de choque elétrico
● Em acidentes com produtos perigosos
● Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte