27/08/2025 às 14h32

44 anos de HRC: hospital realiza mais de 55 mil atendimentos em 2025

Unidade é referência, principalmente, para a população de Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente e Pôr do Sol

Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

Uma das principais unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF), o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) completa 44 anos nesta quarta-feira (27). A unidade é referência principalmente à população de Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente e Pôr do Sol. Sua grandeza é refletida nos números: apenas neste ano, até julho, foram realizados mais de 55,2 mil atendimentos de urgência e emergência; 38,6 mil exames laboratoriais e de imagem; 4,3 mil cirurgias; e 2,2 mil partos. 

"O HRC é um gigante que, apesar das dificuldades, conquista o amor dos servidores. Atendemos a maior cidade do DF [Ceilândia] e somos referência em muitas áreas. Que possamos crescer e acolher a população com muito amor, carinho e dedicação", deseja o diretor do hospital, Cézar Brenol Renk. Servidor de carreira da SES-DF, o médico destaca que, dos 30 anos na profissão, 24 tiveram dedicação ao HRC. "É uma vida de aprendizados", conta.

 

O HRC é um dos principais locais de parto do DF, já tendo realizado mais de 2,2 mil apenas em 2025. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

 

Serviços

Com atendimento de emergência 24 horas, o hospital é referência nas áreas de clínica médica, ortopedia e traumatologia, ginecologia obstetrícia, cirurgia geral e pediatria. O centro cirúrgico, além de apoiar a emergência, é especializado nos procedimentos de hérnia e colecistectomia. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem dez vagas e a UTI Neonatal outras dez. Os leitos de enfermaria somam 229 e o hospital ainda conta com um Banco de Leite Humano (BLH). 

 

Ações de revitalização do HRC buscam chegar a todos os setores. Em 2024, a cozinha foi entregue após ampliação e adequações. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

 

Inaugurado em 27 de agosto de 1981, quando todo o Distrito Federal abarcava uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas, o HRC vive hoje o desafio do salto demográfico. Só o número de residentes das localidades abrangidas pela Região de Saúde Oeste já se aproxima de 450 mil indivíduos.

Não bastasse, o hospital também recebe pacientes de outras partes da capital e até de municípios do Entorno, tanto para urgência e emergência quanto para procedimentos eletivos. Para fazer frente a essas demandas, a SES-DF tem investido na unidade.

 

Secretaria de Saúde tem investido na aquisição de equipamentos para assistência especializada, como os arcos cirúrgicos para as seis salas de cirurgia. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

 

Neste ano, por exemplo, foram adquiridos novos equipamentos cirúrgicos a um investimento superior a R$ 2,5 milhões, permitindo, dentre outras possibilidades, reforçar a segurança dos procedimentos nas seis salas cirúrgicas. Ainda em 2025, a ala pediátrica do HRC passa por revitalização, com adequações nas enfermarias, banheiros, recepção, salas de triagem, entre outros. 

 

Para fazer frente ao aumento populacional, HRC passa por processos constantes de revitalização, como na pediatria, realizado em 2025. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF