17/06/2023 às 17h57

Ações no sábado reforçam cobertura vacinal no DF

Somente na Feira do Guará foram 744 doses aplicadas. Secretaria de Saúde reforçou ações extramuro

Humberto Leite, da Agência Saúde-DF

O Ítalo Ferreira ganhou o apelido de "Orgulho do Zé Gotinha". Aos 31 anos, ele exibe o cartão de vacina com o registro de todas as doses recebidas desde que era um bebê, em 1991. Ainda assim, Ítalo estava com a proteção contra a covid-19 e a gripe atrasadas. Isso mudou hoje (17), graças à ação da Secretaria de Saúde na Feira do Guará, onde Ítalo trabalha. "Fica bem mais fácil porque eu trabalho aqui. Vi no Instagram que ia rolar a vacinação e trouxe o meu cartão", contou.
 
Ítalo Ferreira se orgulha de ter o mesmo cartão de vacina desde que era um bebê. Foto: Tony Winston - Agência Saúde-DF
 
Ao longo do dia, foram 744 doses aplicadas, entre imunizantes contra covid-19, gripe e contra outras doenças, conforme o calendário de vacinação. A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Fabiane Soares Fonseca, lembra que mesmo quem não tiver o cartão de vacina da época da infância, como o Ítalo, também pode se vacinar. "Emitimos um novo cartão na hora. O importante é se proteger. Apenas no caso das crianças é que pedimos para realmente trazer o cartão porque precisamos ver o que já foi aplicado", explica. Se necessário, uma pessoa pode tomar duas, três ou até mais vacinas em um mesmo dia.

Servidores da Secretaria de Saúde também aproveitaram o movimento para oferecer outros serviços, como testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e orientações de saúde bucal. O estudante David Rafael Rabelo, de 22 anos, por exemplo, aproveitou a ação na feira para se vacinar contra a gripe e acabou recebendo orientações sobre como cuidar dos dentinhos do seu irmão Gustavo, de um ano. "Facilitou ter a vacina aqui. É bem perto de onde a gente mora e o atendimento foi bem rápido", agradece.
 
O David Rafael Rabelo se vacinou contra a gripe e aproveitou para receber orientações sobre saúde bucal para o irmão Gustavo. Foto: Tony Winston - Agência Saúde-DF
Além da feira do Guará, outros 18 locais do DF tiveram pontos de vacinação no sábado, entre unidades básicas de saúde e espaços de grande movimentação de pessoas, como shoppings e feiras. "Vamos aumentar a cobertura vacinal no DF. É nesse caminho que nós vamos aumentar a nossa cobertura, não esquecendo do nosso carro da vacina, que faz um trabalho itinerante de porta em porta", afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A lista dos locais de vacina é atualizada diariamente no site da Secretaria de Saúde, no endereço  https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao