20/08/2025 às 13h55

Curso “Nós na Rede”: projeto busca fortalecer saúde psicossocial

Capacitação busca qualificar profissionais da área no cuidado às pessoas em sofrimento mental

Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

Para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou, neste mês, o curso “Nós na Rede”. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, possui formato híbrido (presencial e à distância) e segue até fevereiro de 2026. Os 225 profissionais inscritos foram divididos em oito turmas, cada uma com carga horária de 120 horas.

“Queremos instrumentalizar os servidores da saúde para o cuidado de pessoas com transtornos mentais e também daquelas em privação de liberdade, que são atendidas na rede pública. Buscamos munir as equipes com as ferramentas necessárias para aprimorar o olhar e a forma de cuidar”, destaca a psicóloga da SES-DF, Priscila Mazza.
 

Os 225 profissionais inscritos foram divididos em oito turmas, cada uma com carga horária de 120 horas. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Programação

O primeiro encontro presencial da turma 1 já ocorreu. Na Escola de Saúde Pública (ESP) do DF, os alunos conheceram o projeto projeto mais a fundo, o cronograma das atividades, a plataforma digital que será utilizada para as ações à distância e os principais temas que irão orientar a formação. 

A programação está estruturada em quatro unidades temáticas: atenção psicossocial e cuidado em liberdade; acolhimento a pessoas em sofrimento mental em conflito com a lei; atenção a usuários de álcool e outras drogas; e cooperação no território e fortalecimento da Raps.

Como participante do curso, a gerente de Normatização do Cuidado em Saúde Mental da SES-DF, Beatriz Montenegro, diz que a expectativa é alta: "A capacitação oferece uma atualização abrangente sobre a política de bem-estar psíquico, abordando temas essenciais para o manejo das situações encontradas em cada território. É uma grande oportunidade de qualificar a rede e fortalecer o cuidado a essas pessoas."
 

“A expectativa é grande!”, admite a gerente de Normatização do Cuidado em Saúde Mental da SES-DF, Beatriz Montenegro, participante do curso. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF