16/07/2021 às 00h11

DF recebe 62.250 doses de vacina contra a covid-19

Imunizantes foram recebidos no aeroporto de Brasília por autoridades locais e do governo federal

Vacinas chegaram na capital no início da noite desta quinta-feira (15) - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Mais 62.250 doses da vacina AstraZeneca desembarcaram no Distrito Federal na noite desta quinta-feira (15). Os imunizantes que previnem a covid-19 foram recebidos no aeroporto de Brasília pelo governador em exercício, Rafael Prudente, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e os ministros do governo federal, Marcelo Queiroga, da Saúde, e Flávia Arruda, da secretaria de Governo da Presidência da República. A chegada das vacinas possibilitará ao governo local reduzir a faixa etária da vacinação contemplando pessoas com 40 anos.

 

A partir das 15h desta sexta-feira (16), será aberto o agendamento para que pessoas nas faixas etárias de 40 a 49 anos possam marcar data, horário e local para serem vacinados. Serão destinadas 46,5 mil doses para essa faixa etária. Até o momento, a cobertura vacinal do público de 40 a 44 anos é de 22,9% e 44,7% para quem tem entre 45 e 49 anos. Essas pessoas vacinaram-se no agendamento por idades ou por comorbidades - categoria que também poderá agendar atendimento com 500 vagas disponíveis.

 

O governador em exercício, Rafael Prudente, destacou a redução da faixa etária da vacinação com a chegada de mais imunizantes. "Quero agradecer ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro Marcelo Queiroga e também o Distrito Federal agradece muito ao trabalho exercido pela ministra Flávia Arruda. Parabenizo o trabalho dos servidores da Secretaria de Saúde que têm trabalhado muito durante todo esse período. É uma alegria para nós recebermos essas mais de 62 mil doses que vão garantir a vacinação de todas aquelas pessoas aqui na nossa capital", observa ele que enfatiza a importância do processo de vacinação contra a covid-19. "Seguimos em frente trabalhando para vacinar toda a população da capital da república".

 

Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o Distrito Federal vem apresentando queda nas internações em leitos de UTI e com suporte ventilatório, um reflexo da vacinação contra a covid-19 na capital. "A média móvel de óbitos por covid reduziu muito no DF, como no país todo. Estou satisfeito em dizer que o SUS resolve o problema da população", afirma Okumoto.

 

Repescagem

   

A Secretaria de Saúde fará uma repescagem nos dias 24 e 25 de julho para vacinar quem tem entre 50 e 59 anos. Serão reservadas 8 mil doses para que esse público se vacine, sem necessidade de agendamento, em qualquer um dos 53 pontos de vacinação.

 

O DF já vacinou 1.103.249 pessoas com a primeira dose, 381.193 com a segunda dose e 40.491 com a dose única.

  GALERIA DE FOTOS: