02/07/2020 às 14h41

Durante a pandemia, Vigilância Sanitária recebe denúncias de infrações em condomínios

A maioria envolve o não uso de máscaras e o não cumprimento das medidas de desinfecção

LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE

    LIVE – Após solicitações via e-mail e telefone de síndicos com dúvidas de como gerenciar a transmissão do coronavírus em condomínios, a Vigilância Sanitária promoveu uma live com orientações para o enfrentamento da Covid-19 em condomínios. A iniciativa contou com a parceria da Associação de Síndicos e o Conselho de Segurança (Consegue) de Águas Claras.   Entre as orientações na reunião virtual, as principais foram:   - Os síndicos devem alertar os moradores quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços comuns, podendo o morador que se recusar a usar nesses ambientes ser autuado e sujeito a pagar uma multa de R$ 2.000,00;   - O condômino que está contaminado pelo coronavírus deve informar ao síndico, para que o mesmo adote medidas de prevenção da transmissão da doença, além de implementar um protocolo de desinfecção dos ambientes e gestão de resíduos;   - É obrigatória a medição de temperatura dos funcionários do condomínio (que deve ser registrada em planilha na entrada e na saída), prestadores de serviço dos moradores e visitantes, com um termômetro de aferição de temperatura corporal humana que meça sem contato direto com a pessoa.   - É permitida as assembleias presenciais, desde que as medidas de prevenção de transmissão do coronavírus sejam respeitadas, como: o distanciamento social de no mínimo dois metros; disponibilizar álcool 70%; ventilação adequada no ambiente; uso obrigatório de máscaras. No entanto, como há moradores que se recusam a participar de reuniões presenciais, sugere-se as reuniões virtuais.   - É recomendada a implementação de protocolos de gestão de resíduos sólidos domiciliares de moradores que estão em isolamento domiciliar, apoiados no documento feito pela Vigilância Sanitária em parceria com a Anvisa.   CANAIS DE ATENDIMENTO – Também foi divulgado na live os canais de atendimento de denúncias, que são o Ligue 162 da Ouvidoria do DF ou pelo site da ouvidoria.   Em situações de urgência, a denúncia pode ser realizada no 190.