Escola Superior de Ciências da Saúde recebe nota máxima em curso de medicina
Escola Superior de Ciências da Saúde recebe nota máxima em curso de medicina
Estudantes comprovaram excelência da escola durante Exame Nacional de Desempenho
Natalia Oliveira, da Fepecs
A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) conquistou mais um feito inédito: foi a única faculdade de medicina do Distrito Federal a alcançar nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2025/2026. Realizado anualmente, o teste avalia a qualidade do ensino ofertado e a performance dos estudantes na aquisição de competências dos conteúdos programáticos durante o curso.
O sistema de avaliação da educação superior é amplo e composto por vários índices, e no caso do curso de medicina, existe uma modalidade específica, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), uma prova obrigatória para todos os concluintes do curso de medicina e que, por se tratar de uma avaliação nacional e padronizada, reflete de forma objetiva a qualidade da formação médica.
Foi nessa prova que estudantes da XX turma de medicina da Escs comprovaram a excelência do ensino, que conta com uma metodologia avançada, em um curso que foi desenvolvido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com devolutiva para o próprio sistema. Utilizando cenários da Secretaria de Saúde (SES) desde o início da formação médica, os estudantes têm o melhor aprendizado para a melhor prática profissional.
De acordo com a diretora da Escs, e professora do curso de medicina, Viviane Peterle, esse resultado “é fruto do trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica durante todo o curso, e uma previsão do potencial de atuação desse profissional no mercado pelos conhecimentos adquiridos durante sua formação”. A gestora explica que a prova realizada pelos estudantes “é composta por conteúdos estabelecidos nas diretrizes nacionais curriculares, e com o percentual que os estudantes alcançaram, significa que o projeto pedagógico da Escs está alinhado com o objetivo maior, que é formar um profissional qualificado, integrado às necessidades em saúde da população.”
Cinco estrelas
O sucesso dos estudantes de medicina que obtiveram nota cinco no Enade também se deve a um conjunto de fatores fundamentais para o bom desempenho do curso: cenários de prática da SES-DF, docentes qualificados, que também são servidores da Secretaria, e o modelo em metodologias ativas, utilizado pela escola há quase 25 anos, que demonstra sua eficácia com resultados como esse. Além disso, a escola está entre os 30 melhores cursos, de um total de 350 avaliados.
Viviane destaca que “o projeto pedagógico já foi elaborado com uma metodologia inovadora para os moldes da época em que a Escs foi criada”. Para ela, o sucesso também se deve por ser “um curso dentro do SUS para o SUS, integrado ao que o profissional para exercer a profissão, vai precisar adquirir de habilidades e de competências”.
Os estudantes da Escs demonstram também o reconhecimento de uma grande responsabilidade, ao manter a qualificação do curso, sendo uma devolutiva para a sociedade, mas que envolve muita dedicação. Durante toda a formação eles têm o aprendizado prático nos serviços de saúde, desenvolvendo assistência à população do DF, sob a supervisão de médicos extremamente qualificados da SES-DF, o que, segundo a diretora Viviane “reflete em um diferencial do curso”.
Resultados contínuos
Mantida pela Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), em 2025, a Escs já havia obtido nota máxima no Enade tanto no curso de enfermagem, como no curso de medicina, além de se destacar no teste de progresso.
A escola tem um histórico de pesquisas reconhecidas em congressos do DF, nacionais e internacionais, participa de diversos projetos de extensão como o Projeto Rondon, ligas acadêmicas, atlética, bateria, e promove diversos eventos relevantes junto a sociedade. Formou, em 25 anos, mais de 1.500 médicos e 750 enfermeiros, sendo no último ano, 76 médicos e 48 enfermeiros.