Passeio promovido pela UBS 5 de Taguatinga alia saúde e turismo
Passeio promovido pela UBS 5 de Taguatinga alia saúde e turismo
Mais de 80 pacientes da UBS 5 de Taguatinga visitaram pontos turísticos de Brasília; objetivo é promover socialização e cuidado mental
Larissa Lustoza, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga, em parceria com o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc), promoveu, nesta quarta-feira (29), uma atividade que uniu cuidado e lazer. Mais de 80 pessoas, em sua maioria idosos, realizaram passeio turístico por Brasília, visitando locais emblemáticos como a Catedral Metropolitana e a Igrejinha na "Quadra Modelo", na 308 Sul. O passeio terminou com almoço em um restaurante em Taguatinga. O objetivo era aliar turismo e saúde mental, reforçando o bem-estar e o convívio social dos usuários.
Os participantes integram o grupo de Práticas Integrativas em Saúde (PIS) da UBS, chamado de Buscando Saúde, criado no início dos anos 2000. “Queremos oferecer lazer às pessoas que, muitas vezes, não têm condições de conhecer a própria cidade. Elas ficam encantadas quando experienciam o lugar onde moram há 40, 50 anos”, comenta a coordenadora da turma, Nilva Maria Borba.
Para a profissional, o impacto emocional é visível, especialmente entre os mais idosos. “A alegria é estampada. Eles se sentem muito felizes por ter a oportunidade de conhecer lugares e de estarem inseridos. Muitos vivem só e o grupo traz isso para eles, essa sensação de fazer parte de algo”, complementa.
É o que pensa Cláudia Bonfim, 58 anos. Integrante do Buscando Saúde, a aposentada vê no grupo a chance de se exercitar e criar novos laços. “A gente faz amizade, se depara com outras histórias e socializa. Tem muita gente que não sai e os passeios abrem a nossa cabeça”, avalia.
A colega de turma, Maria Eloisa Albana, 67 anos, acredita que os benefícios são sentidos até depois das ações. “Achei excelente a ideia de visitar esses lugares, mesmo que eu já conheça, porque é muito bom para a socialização. O grupo tem me ajudado bastante com a ansiedade, que é muito ruim”, contou.
Uma das idealizadoras do passeio, a assistente social Joyce Oliveira destacou que o turismo também é estratégia de promoção da saúde, inclusive de saúde mental. “Além das práticas integrativas de saúde, incluímos essas experiências de turismo como mais uma ação do grupo. E a ideia é que sejam realizados com mais frequência”, contou.