07/08/2024 às 09h49

Primeira Semana da Saúde no Recanto das Emas promove atividades de cuidado e bem-estar

Programação conta com palestras, vacinação, limpeza de pele e aulas de exercícios físicos

Larissa Lustosa, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SES-DF), o Conselho Regional de Saúde do Recanto das Emas, a Administração Regional e a Paróquia São Miguel Arcanjo, está promovendo a Primeira Semana da Saúde do Recanto das Emas, que começou nesta terça-feira (6). Ao longo de cinco dias serão promovidas de palestras sobre temas variados, vacinação, auriculoterapia (técnica de pressão em pontos específicos na orelha), aulões de atividades físicas, entre outras ações.

A população dessa região também vai receber e participar de outros serviços promovidos pela SES-DF, como aferição de pressão arterial e glicemia, distribuição de kits de higiene bucal, acolhimento pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e testes rápidos. “Nós estamos aqui apoiando o evento com diversas atividades, palestras odontológicas, sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e saúde mental. Convido a população a participar”, disse o gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da região, Paulo Cezar Faria. 

 

Programação da Primeira Semana da Saúde do Recanto das Emas vai promover palestras, aferição de pressão e glicemia, e diversos atendimentos até sábado (9). Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

A presidente do Conselho de Saúde local, Ana Cláudia Rodrigues da Silva, destacou que o objetivo do evento é levar uma variedade de atividades para atender a população em diversos âmbitos. A população ainda vai participar de palestras promovidas pela Polícia Militar (PMDF) sobre abuso sexual e sobre a lei Henry Borel, que prevê medidas protetivas a crianças vítimas de violência doméstica. Também serão ofertadas limpezas de pele, aulões de atividades físicas e atendimento jurídico. “Pensamos em fazer uma semana inteira dedicada à saúde para abranger a maior quantidade de pessoas, e vários temas. A ideia é diversificar as atividades ao longo desses dias para que as pessoas escolham a melhor data”, enfatizou.

A moradora da região, Edna Maria Carlos Rezende, 55, aproveitou o primeiro dia para aferir a pressão arterial e medir a glicemia. “Participo da terapia comunitária da UBS 3 e me falaram da ação. Vou ver se venho nos outros dias, gosto de participar desses eventos”, declarou.

 

A moradora da região, Edna Maria Carlos Rezende, 55, aproveitou o primeiro dia para aferir a pressão arterial e medir a glicemia. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Todas as atividades são abertas ao público, gratuitas e vão ocorrer no salão da Paróquia São Miguel Arcanjo. Para o pároco Thaisson da Silva Santarém, a ação objetiva conscientizar os moradores para os cuidados com a saúde. “É uma ação para chamar a comunidade para um olhar mais atento à saúde, ao bem-estar e à saúde mental, algo necessário em todos os lugares”, destacou.

 

Todas as atividades são abertas ao público, gratuitas e vão ocorrer no salão paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo.