Quase 16 mil meninas já foram vacinadas contra o HPV - 848
Quase 16 mil meninas já foram vacinadas contra o HPV - 848
Foto: Renato Araújo
Aplicação da primeira dose continua até dia 26
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) já vacinou 15.980 meninas contra o Papiloma Vírus (HPV). A meta da campanha, iniciada dia 1º de abril, é imunizar 64 mil estudantes que nasceram entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro 2002 em todo DF, até o dia 26 de abril.
O HPV pode causar o câncer de colo do útero, que mata cerca de 90 mulheres, por ano, só na capital do País. Para garantir a efetividade da vacina, é necessária a aplicação de três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira dose.
O calendário de vacinação foi organizado de acordo com o calendário das escolas públicas e privadas, respeitando o período das férias. A primeira dose será aplicada até o dia 26 de abril. A segunda está prevista para o período de 3 a 28 de junho e a terceira de 30 de setembro a 1º de novembro.
“Até o momento a campanha está dentro da meta da Secretaria de Vigilância e Saúde, que é de vacinar 25% do público alvo por semana”, relata a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES/DF, Cristina Segatto.
No DF existem 800 escolas públicas e privadas. Segundo a gerente, os estabelecimentos que ainda não agendaram a vacina devem procurar o Núcleo de Vigilância Epidemiológica das regionais de saúde.
Júlio Duarte