Recanto das Emas ganha clínica da família na quadra 104
Recanto das Emas ganha clínica da família na quadra 104
Cidade já conta com 60% de cobertura na atenção primária
A Secretaria de Saúde inaugurou mais uma Clínica da Família nessa quinta-feira (13), desta vez, na quadra 104 do Recanto das Emas. A unidade é a quinta em funcionamento no Distrito Federal, sendo a primeira com capacidade para abrigar sete equipes de profissionais da Estratégia Saúde da Família. Além desses servidores, será efetivada no local uma equipe de fisioterapeutas, que irá compor a primeira equipe em fisioterapia atuando na atenção primária do DF com vistas à reabilitação.
A Clínica da Família do Recanto atenderá aos moradores das quadras 103 e 104, 105,106 e 107, 108, 109 e 110, 205 e 206, 300 e 301 e 406 e 407, num total aproximado de 28 mil pessoas. As outras quatro unidades em funcionamento ficam em Samambaia e no Areal.
Para o governador Agnelo Queiroz, que inaugurou a clínica acompanhado pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa, o Recanto das Emas apresenta um “êxito espetacular” em termos de alcance do Programa Saúde da Família, porque com o novo serviço, 63% da população passou a receber atendimento em casa. “Esse é um patamar alcançado em poucas cidades brasileiras, ainda mais se levarmos em conta que no primeiro semestre do próximo ano inauguraremos mais duas clínicas da Família no Recanto das Emas, uma na quadra 110 e outra na quadra 308, o que somará um total de 80% da população com Saúde em Casa”, avaliou o governador.
A Estratégia Saúde da Família tem sido responsável pelo atendimento preventivo e básico de saúde, além de atuar como peça fundamental na construção da rede de Saúde, explicou o secretário Rafael Barbosa. Segundo ele, mais importante e mais eficiente do que construir hospitais, onde devem ser atendidos apenas os casos mais graves ou que necessitam de especialistas, é oferecer atendimento de qualidade perto da casa do cidadão, como é o caso das Clínicas da Família e das UPAS, especializadas nos casos de urgência e emergência.
“Nosso objetivo é romper com um modelo perverso, centrado nos hospitais e caminhar para um modelo que realmente dê a resposta que o nosso paciente necessita”, advertiu Rafael Barbosa, lembrando que mais seis clínicas da família serão construídas em 2013, em Ceilândia, especialmente para as populações dos Condomínios Por do Sol e Sol Nascente. O secretário de Saúde também já assinou a autorização para início da construção de novas UPAS, que funcionarão no Gama, Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto.
A Clínica da Família do Recanto custou cerca de R$ 4 milhões, tem 1.400m² de área construída e funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Trabalharão no local, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e agentes comunitários, além dos fisioterapeutas, já que a unidade também abrigará um projeto piloto em reabilitação da assistência primária.
O coordenador geral de saúde do Recanto das Emas, Fábio Alauri Sabino, lembrou que quando assumiu o posto, apenas 12 equipes de saúde trabalhavam no local. “Aumentamos para 16 equipes e agora, com a nova clínica, estamos com 23 equipes montadas. A meta final é que consigamos estar com 36 equipes trabalhando, para atender cerca de 140 mil moradores”, explicou Fábio.
A moradora da quadra 206, conjunto 11, Maria Alzenira de Sousa Feitosa viu o movimento da inauguração da clínica e aproveitou para conhecer as instalações. “Gostei de tudo o que vi e achei que está tudo muito bem organizado, mas, a coisa que eu mais gostei mesmo foi a de poder vir pra cá a pé, porque fica pertinho da minha casa”, comemorou.
Clínicas da Família em funcionamento:
Areal – QS 5, lote 24
Samambaia – QN 523
Samambaia – QS 122
Samambaia – QS 314
Arielce Haine