Saúde finaliza vacinação no Zoológico com aplicação de mais de 1,4 mil doses
Saúde finaliza vacinação no Zoológico com aplicação de mais de 1,4 mil doses
Estratégia extramuros busca aumentar a adesão da vacina contra covid-19 e gripe
Érika Bragança, da Agência Saúde DF
A Secretaria de Saúde (SES) do Distrito Federal segue na busca ativa para alcançar os não vacinados e o feriado de Corpus Christi foi mais uma oportunidade para ofertar os imunizantes à população. No Jardim Zoológico, o foco foi realizar a vacina contra a covid-19 e influenza para todos os públicos elegíveis. A equipe conseguiu realizar a aplicação de 1.437 doses, com a adesão maior à vacina de gripe com 803 doses aplicadas e 634 para covid-19. Com as baixas temperaturas e o tempo seco, o momento é de alerta e prevenção.
A ação contou com 30 profissionais da Região de Saúde Centro-Sul – responsável pela iniciativa no local. Esta é mais uma ação de vacinação no Zoológico de sucesso e a parceria vem agregar o momento de cuidado e prevenção ao lazer. A médica de família e coordenadora de Atenção Primária do Distrito Federal, Fabiana Fonseca, esteve presente no evento e reforçou que as ações seguirão fora das unidades da Secretaria de Saúde.
“Com todo o processo que as pessoas viveram na pandemia e ainda estamos passando, nós reforçamos a importância da vacinação para a proteção de todos. Com as vacinas que temos, é possível sim evitar muitas situações que não afetam só a população, mas a nossa vida e a de quem mais amamos que são nossos filhos, pais e tantos outros queridos próximos a nós. Seguiremos ofertando as vacinas extramuros e pedimos que a população busque os pontos durante a semana, final de semana e feriados também”, finalizou Fabiana.
Com o período sazonal e inverno que chega no próximo dia 21, o Distrito Federal vem ofertando a vacina da gripe com bastante antecedência e deu início à campanha antes mesmo do Ministério da Saúde. As ações foram fruto de construções para o enfrentamento a esse momento, principalmente, da Pediatria, e só nesta semana, concluiu mais de 10 ações extramuros importantes. O imunizante da gripe precisa ser aplicado todos os anos, pois as cepas podem ser alteradas anualmente, conforme o perfil de circulação. Já para a imunização contra a covid-19, é importante lembrar que o ciclo vacinal completo evita o desenvolvimento de contágios com as novas variantes do vírus.
A família do Marcelo Caneiro, contador, aproveitou a oportunidade e todos se vacinaram contra a gripe. A notícia vista pela televisão animou o casal que levou a pequena Júlia também. “Ações desse modelo devem continuar porque assim como nós que temos que trabalhar e ainda a com a Júlia na creche, é um momento importante que se alia o lazer à saúde mesmo, e curtir um momento em família aqui”, elogiou Marcelo.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, reforça o compromisso da Saúde em alcançar a meta do Ministério da Saúde para todos os públicos. Além do Zoológico, esta semana, a Saúde esteve presente em diversos órgãos públicos para imunizar a população. O empenho das ações segue alusivo ainda ao Dia Nacional da Imunização, que acontece nesta sexta-feira (9). Lucilene destacou que a estratégia extramuros seguirá acontecendo, indo nos locais onde está o cidadão, principalmente, nos lugares de grande circulação.
“Seguiremos incansavelmente na busca pelos não vacinados. A Saúde estará nos locais em que a população está e estaremos na parceria ainda com os outros órgãos e com a iniciativa privada também. Todos juntos pela vacinação. A vacinação é um ato de amor e representa a prevenção em nossas mãos para evitar o pior, o adoecimento, internações e, infelizmente, óbitos”, alertou Lucilene.
Dados da vacinação contra a gripe e covid-19
De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, menos de 30% do grupo prioritário está vacinado contra influenza no Brasil. A pasta reforçou que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde.
Na vacinação contra a covid-19, o país também ainda patina. No balanço do órgão, divulgado nesta semana, apenas 21,3 milhões de pessoas reforçaram a proteção contra a doença. No DF, 429 mil pessoas já se vacinaram. Estão aptos a receber o imunizante bivalente todos os maiores de 18 anos que tenham completado o ciclo inicial com as duas doses da vacina, respeitando um intervalo mínimo de quatro meses, após a última dose.
Vacinação segue na sexta e sábado
Na sexta-feira (9), apesar do ponto facultativo decretado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), as unidades da SES funcionarão normalmente, inclusive os locais de vacinação, que seguem abertos também no sábado. Veja a lista com endereços e horários.
Ainda no sábado, prossegue a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Confira os locais.