Saúde conscientiza sobre exploração sexual juvenil
Saúde conscientiza sobre exploração sexual juvenil
Júlio Duarte, da Agência Saúde DF
Orientação e distribuição de folhetos em pontos de grande circulação
Todas as unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal promovem nesta sexta-feira (6), o Dia “D” do enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Ceilândia, a ação será por meio de afixação de cartazes e distribuição de panfletos nos locais de maior circulação de pessoas.
Segundo o coordenador do Programa de Atenção, Vigilância e Assistência às Vítimas de Violência (PAV) Flor de Lotus, João Narcizo Souza Júnior, só a partir da conscientização das equipes de atendimento e dos diversos segmentos da sociedade a exploração sexual juvenil poderá ser reduzida.
“Houve um aumento do número de denúncias de casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. O Hospital Regional de Ceilândia é referência em atendimento a estas vítimas e contribui com a comunidade por meio do atendimento sistematizado a crianças, adolescentes e seus familiares que são assistidos por equipe especializada formada por psicólogo, enfermeiro e assistente social”, diz João Júnior.
O acolhimento das vítimas é realizado no pronto-socorro e depois são encaminhadas ao ambulatório 2 (antigo centro de saúde 1 de Ceilândia), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.
Nos locais das arenas esportivas e onde houver aglomerações de pessoas comemorando, haverá tendas dos Conselhos de Proteção à Infância e Tutelares, Vara da Infância e Juventude, a fim de garantir um atendimento especializado a crianças e adolescentes.