Saúde Para Todos COPA
Saúde Para Todos COPA
470 funcionários do Aeroporto já foram vacinados
Trabalhadores do Aeroporto JK começaram a ser vacinados nesse domingo (27). Das 8h às 18h, 470 funcionários de diversos setores foram imunizados na sala do Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa. A medida, que faz parte do programa Saúde para Todos COPA, que visa proteger todos os profissionais que estarão em contato direto com estrangeiros, durante a realização de eventos esportivos.
De acordo com a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha, a vacinação continuará no Aeroporto nos próximos dias. “Vamos acertar com a Inframérica (responsável pela administração do Aeroporto) a instalação de um posto de vacinação, para que possamos imunizar todo o pessoal que trabalha no local”, afirmou.
No total, 20 profissionais de saúde passaram o dia no posto de imunização instalado no Aeroporto. Foram aplicadas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. No Brasil estas doenças estão sob controle, mas ainda existem muitos países onde não estão controladas. Quem não foi vacinado, ao entrar em contato com pessoas de países onde existe circulação do vírus, expõem-se ao risco de contrair essas doenças.
Na ação do Aeroporto começou a ser usado um sistema que será implantado em breve nas 94 salas de vacinação da rede pública de saúde. Cada usuário é cadastrado no sistema informatizado, que registra a vacina administrada e a data. “Assim, se a pessoa perder o cartão não corre o risco de tomar a vacina novamente, já que seu histórico de imunização estará registrado no sistema”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica, Sônia Geraldes.
Depois dos trabalhadores do Aeroporto, taxistas de todo o DF e funcionários da Feira dos Importados serão os próximos contemplados. Além disso, a imunização será estendida também aos trabalhadores de portos e rodoviária; rede hoteleira; bares e restaurantes; segurança pública; imprensa; profissionais de saúde pública e particular; e voluntários de todos os segmentos.
O Programa Saúde para Todos COPA tem o objetivo de garantir saúde para as pessoas que vão trabalhar durante as Copas das Confederações e do Mundo, além de dar tranqüilidade ao turista. O programa é composto por uma série de ações que envolvem vacinação, certificação de estabelecimentos comerciais e divulgação de panfletos informativos sobre as unidades de Saúde do DF.
Também como parte do Programa Saúde Para Todos COPA, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), por meio das Diretorias de Vigilância Ambiental (Dival) Epidemiológica (Divep) e Sanitária (Divisa), vem realizando vistorias em hotéis, farmácias, bares e restaurantes, para atestar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas. Aqueles que estiverem atuando de forma correta receberão o selo de certificação da Secretaria de Saúde do DF, de acordo com a sua área de atuação: hotelaria, alimentação e medicamento. O selo servirá como referência aos turistas.
Orientações - Uma das preocupações da Secretaria de Saúde é que os turistas saibam para onde se dirigir caso precisem dos serviços de saúde. Para isso, foi preparada uma cartilha com o endereço de todas as Unidades de Saúde do DF e suas especialidades. O material será distribuído em três idiomas (português, inglês e espanhol) e visa orientar da melhor forma os visitantes de acordo com a sua necessidade.
Fotos: Mary Leal